quinta, 28 de março de 2024
Dourados
20ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397

Após 25 anos como arcebispo, Dom Vitório quer dedicar-se ao trabalho pastoral

04 maio 2011 - 15h12

Durante coletiva de imprensa nesta manhã (4), o arcebispo de Campo Grande, Dom Vitório Pavanello, comunicou oficialmente o nome de seu sucessor, Dom Dimas Lara Barbosa, nomeado pelo Santo Padre o Papa Bento XVI e divulgado às 6h de hoje. Dom Dimas tem o prazo de dois meses para assumir o título, a partir desta quarta-feira.

Já em tom de despedida, Dom Vitório agradeceu a todos que trabalharam pela Igreja Católica nos últimos anos, pediu orações para o novo arcebispo da Capital e lembrou de momentos marcantes ao longo de sua trajetória à frente da diocese.

Dom Vitório deixa a diocese após mais de 25 anos como o representante oficial da Igreja Católica na Capital, tendo sido nomeado em dezembro de 1986. Ele foi o segundo arcebispo de Campo Grande.

Agora, Pavanello assume a posição de bispo emérito na Igreja, o que corresponde a uma aposentadoria de suas atribuições oficiais como chefe.

“Não serei mais governo. Agora serei silêncio. Só irei me pronunciar sobre alguma questão se houver pedido do novo bispo, do contrário não quero me pronunciar”, afirmou.

Após tantos anos dedicados a administração da diocese da Capital, estando a frente de 41 Paróquias e cerca de 300 comunidades, Dom Vitório disse ter deixado muitas vezes o trabalho pastoral de lado, e agora, quer dedicar-se a oração e ao trabalho de evangelização.

“Quero rezar, pedir perdão das minhas falhas e ajudar nos trabalhos de pastorais, de evangelização. Principalmente, quero ajudar nas confissões, ser um orientador espiritual para que quiser ir até mim para conversar, ler a bíblia, rezar. Mas estarei sempre disposto para demais atribuições que o bispo me delegar”, afirmou.

Pavanello ainda declarou que após deixar a arquidiocese pretende dedicar um tempo para a reflexão, além da oração, sobre os anos de trabalho. “É sempre bom fazer um exame dos acertos e erros. Aquilo que foi bom, louvado seja Deus, agora o que não foi é pedir perdão e trabalhar no que for possível”, conclui.

Antes de assumir a diocese da Capital, Dom Vitório foi bispo de Corumbá por quatro anos. Ele ressalta que o “poder nunca me subiu a cabeça, pra mim sempre foi um serviço” e ainda revela que há mais de 20 anos não tira férias.

“Nunca usufruí do direito de férias, que os bispos tem de um mês. Sempre que viajei também estava em missão”, conta. O projeto para os próximos meses inclui visitas aos seus familiares, no estado de Santa Catarina, e uma viagem de peregrinação a Terra Santa.

Mesmo aposentado, Dom Vitório garantiu que pretende continuar morando em Campo Grande, onde uma casa está sendo construída para ele. “Os padres muito caridosos estão fazendo a casa, mas creio que acharam que eu não ia sair também rápido e a casa ainda não ficou pronta”, brinca.

O bispo ficará morando provisoriamente em um seminário, construído recente no bairro Jardim Seminário.

Deixe seu Comentário

Leia Também

PLANALTO

Lula e Macron devem debater hoje acordo com Mercosul

Hoje é ponto facultativo nas repartições públicas de Dourados
FERIADO

Hoje é ponto facultativo nas repartições públicas de Dourados

Polícia recupera veículo roubado com cigarros contrabandeados 
DESCAMINHO

Polícia recupera veículo roubado com cigarros contrabandeados 

Confira os preços do agronegócio em Dourados nesta quinta-feira
COTAÇÃO

Confira os preços do agronegócio em Dourados nesta quinta-feira

TEMPO

Quinta-feira de sol com algumas nuvens em Dourados; não chove

'Tigrão do PCC' morre baleado após reagir à abordagem da Polícia Militar

BRASIL

Governo federal prorroga o programa Desenrola até o dia 20 de maio

FEMINICÍDIO 

Ex-militar da Aeronáutica tem pena aumentada por matar a esposa

INVESTIGAÇÃO DE FRAUDE

Jair Renan vira réu por lavagem de dinheiro e falsidade ideológica

CAPITAL

Cinco pessoas são presas durante operação contra 'gato' de energia

Mais Lidas

CONSUMIDOR

Governo manda retirar marcas de azeite do mercado

MS

Operação cumpre 54 mandados contra grupo que cooptava policiais e usava viaturas para o tráfico

TRÁFICO

Cocaína que saiu de Dourados é apreendida em ônibus de turismo no interior de São Paulo

BONITO

Perícia descarta perfuração de arma de fogo em sucuri Ana Júlia, encontrada morta