domingo, 07 de agosto de 2022
Dourados
29°max
18°min
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
MEIO AMBIENTE

Livro sobre Recursos Hídricos do MS, preservação e resultados de Seminário é lançado

04 agosto 2022 - 16h32Por Da redação

Rico em recursos naturais, Mato Grosso do Sul acaba de ganhar um importante material sobre seus recursos hídricos e as formas de conservação, bem como a manutenção das bacias hidrográficas da região. O conteúdo faz parte de um livro lançado na última terça-feira (2/8), na sede do Rotary de Campo Grande. A obra “Bacias Hidrográficas dos Rios Paraná e Paraguai: múltiplas conexões”, é resultante do II Seminário Estadual das Águas, que aconteceu em junho de 2021.
 
Com a presença de autoridades, especialistas, estudiosos, representantes de entidades e da Frente Parlamentar de Recursos Hídricos, o lançamento marca a conclusão desse projeto que é fruto da União Assembleia Legislativa, através da Frente Parlamentar de Recursos Hídricos, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Imasul e o Rotary Club CG.
 
“O livro resulta da participação voluntária de importantes instituições do estado de Mato Grosso do Sul, tornando-se um marco nas discussões sobre nossa riqueza hídrica, uma vez que envolve setores da sociedade civil, Poder Público e academia. E, graças ao excelente conteúdo e nível de seus autores, torna-se uma ferramenta para estudos e pesquisas. É de se destacar o papel do Rotary Club de Campo Grande, ao qual coube estabelecer conexões com as instituições em prol dos usos múltiplos da água”, afirma Ricardo Zanin, presidente do Rotary Club da Capital.
 
O deputado estadual Renato Câmara, criador e coordenador da Frente Parlamentar de Recursos Hídricos, também esteve no lançamento do livro e falou sobre a relevância do trabalho para o Estado, bem como os avanços e conquistas graças ao trabalho da Frente.
 
“É uma grande satisfação ver essa obra concluída e, agora, disponível de forma gratuita a toda a população sul-mato-grossense. O livro é mais um trabalho concreto da Frente Parlamentar de Recursos Hídricos e materializa toda a discussão que temos feito nesse grupo tão importante para nós e para as futuras gerações. Ele aborda assuntos como a quantidade de água, a disponibilidade para agricultura, indústria e consumo humano, com resultados de estudos e informações inéditas”, ressalta o deputado.
 
O livro é a segunda publicação resultante do Seminário Estadual da Água, em 2019, a ‘Carta da Água’ foi redigida com um compilado sobre os assuntos abordados na primeira edição. O documento está disponível no site da ALEMS, no link: l1nq.com/6oDKP .
 
Ainda segundo Renato Câmara, desde o II Seminário Estadual das Águas (2021), todas as palestras serão materializadas em livros, juntamente com uma série produzida pelo Instituto Histórico e Geográfico de MS. Essa é uma forma de preservar as informações que contribuem em torno das problemáticas e potencialidades dos recursos hídricos do Estado. “Com essa obra, teremos uma referência bibliográfica local que pode abrir para diversos outros trabalhos e pesquisas”, afirma o parlamentar.
 
“A obra é fruto da tríplice hélice – sociedade, universidade e governo – em que a sociedade apresenta as demandas para a universidade, que contribui para apresentar soluções que sejam implementadas pelo governo. Sendo ainda exemplo de parceria eficaz, consoante com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 17 da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidades”, destaca o Dr. Leandro Marra, um dos organizadores do livro e gerente da Unidade de Mundo Novo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).
 
O livro “Bacias Hidrográficas dos Rios Paraná e Paraguai: múltiplas conexões” foi lançado em formato físico e também digital, como e-book que será disponibilizado no site da Assembleia Legislativa do Mato Grosso do Sul: https://www.al.ms.gov.br/ .

Deixe seu Comentário

Leia Também

Inscrições para mestrado profissional em Ensino em Saúde encerram em 10 de agosto
UEMS

Inscrições para mestrado profissional em Ensino em Saúde encerram em 10 de agosto

Jornalista divulga pesquisa sobre filho bastardo do imperador Pedro I
LEVANTAMENTO

Jornalista divulga pesquisa sobre filho bastardo do imperador Pedro I

TURISMO

Brasil tem quatro aeroportos entre os mais pontuais do mundo

8ª Feira da Reme segue até a noite deste domingo no Parque dos Ipês
DOURADOS

8ª Feira da Reme segue até a noite deste domingo no Parque dos Ipês

POLÍTICA

Vera Lúcia, do PSTU, registra de candidatura à Presidência no TSE

ECONOMIA

Caminhoneiros começam a receber benefício emergencial nesta terça

Homem é preso com arma e mais de 100 munições avaliadas em R$ 10 mil

POLÍTICA

Senadora Simone Tebet registra candidatura à Presidência no TSE

MARACAJU

Chefe registra sumiço de caminhoneiro que seguia viagem à Bahia

ELEIÇÕES 2022

Como solicitar o voto em trânsito? Veja perguntas e respostas

Mais Lidas

TRAGÉDIA

Mulher que morreu em acidente na BR-463 era agrônoma de Dourados

TRAGÉDIAS

Agosto começa com quatro mortes por acidentes de trânsito em Dourados 

LUTO

Conselho de Agronomia lamenta morte de jovem agrônoma em acidente

TENTAVIVA DE HOMICÍDIO

Susto provocado por cachorro e discussão terminam com ciclista baleado