As apreensões de drogas, cigarros e agrotóxicos têm crescido em Mato Grosso do Sul. Segundo o DOF (Departamento de Operações de Fronteira), o volume apreendido por suas equipes na primeira quinzena de 2020 já é superior ao apurados em igual período do ano passado.
Somente de maconha, em 15 dias já foram apreendidos quase 4 mil quilos, ante 3.3 mil quilos na primeira quinzena de 2019.
Já os mais de 11 mil pacotes de cigarro contrabandeado tirados de circulação neste ano representam o dobro dos 5.500 de 2019.
“Com relação ao agrotóxico o aumento foi ainda maior, chegando a mais de 100% de crescimento”, detalha o DOF, cuja função é realizar o patrulhamento itinerante da fronteira do Estado com o Paraguai e a Bolívia, no combate aos crimes fronteiriços.
Fundado há 32 anos, o departamento vinculado à Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) tornou-se referência no país no combate ao tráfico de drogas e contrabando, com mais de 100 toneladas de maconha apreendidas em um único ano.
“São policiais treinados, capacitados, dedicados e que buscam a cada dia melhorar as técnicas para tirar de circulação esses produtos ilícitos e pessoas que cometem esses crimes, tornando nossa fronteira um lugar mais seguro”, pondera o subdiretor da unidade sediada em Dourados, tenente-coronel J. Roberto.