Policiais do BPChoque (Batalhão de Polícia do Choque), apreenderam no bairro Santa Mônica, em Campo Grande, cerca de R$ 1,7 milhão em mercadoria contrabandeada, escondidos em uma casa que servia como depósito para um grupo que trazia os produtos do Paraguai. O caso aconteceu na última sexta-feira, dia 11 de outubro.
Conforme informações, uma equipe do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) informou aos policiais do Choque, que a quadrilha especializada em contrabandear defensivos agrícolas e cigarros estaria guardando as mercadorias em uma casa, com apoio de três carros.
Em posse as informações, os agentes passaram a fazer rondas pelo bairro, quando encontraram três homens ao lado de uma pick-up Fiat/Strada, sendo um dos carros listados na denúncia.
Ao notar a presença dos policiais, os suspeitos correram para dentro de uma casa, deixando o portão social aberto. Quando se aproximaram da residência, os militares visualizaram os outros carros no interior do imóvel.
Dentro dos carros estavam diversos galões e pacotes contendo agrotóxico, bem como maços de cigarro de origem estrangeira. Ao todo, foram encontrados mil litros de defensivo agrícola, além de 595 quilos do mesmo produto. Quanto aos cigarros, foram apreendidos 2.142 maços.
Quando questionados, um dos homens confessou que havia mais mercadoria na casa onde mora, localizada no Bairro Aero Rancho. No local, os policiais localizaram 25 pneus e 2.800 armações para óculos, todos também sem nota fiscal e de origem estrangeira.
Os homens confessaram que pegaram os produtos em Pedro Juan Caballero, cidade paraguaia que faz fronteira com Ponta Porã, em Mato Grosso do Sul, e que receberiam uma quantia em dinheiro pelo transporte. Além disso, todos possuem extensa ficha criminal, sendo dois deles com mais de 20 passagens cada entre tentativa de roubo, porte ilegal de arma, contrabando, furto, receptação, violência doméstica entre outros.