No último domingo (11), duas pessoas foram presas na Vila Santa Catarina, em Dourados, em situações distintas, porém relacionadas a crimes na mesma residência. André foi encontrado com um mandado de prisão em aberto. Já José, proprietário da casa, foi detido por crimes ambientais, após ser encontrado com a carcaça de um lagarto Teiú abatido ilegalmente e uma ligação clandestina de energia elétrica.
A ação policial localizou André, foragido da justiça, na residência que é conhecida na região por denúncias de tráfico de drogas.
Ao avistar a viatura, ele tentou fugir, mas foi encontrado escondido no quintal da casa, atrás de uma árvore.
Durante a inspeção no imóvel, os policiais encontraram uma carcaça de lagarto Teiú, um animal silvestre protegido por lei. José, 64 anos, proprietário da casa, confessou ter abatido o lagarto no dia 8 de novembro, alegando uso de uma espingarda de pressão.
O ato configura crime ambiental, que proíbe a caça de animais da fauna brasileira.
Além do animal abatido, os agentes detectaram uma ligação clandestina de energia elétrica na residência, com conexão direta à rede pública e o medidor de consumo desligado, configurando furto de energia.
José, que já possuía antecedentes criminais por delitos ambientais e furto, foi conduzido junto a André à Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (Depac).
A Polícia Militar Ambiental também foi notificada para aplicar as sanções correspondentes à violação ambiental.