As Polícias Militar, Civil e Força Tática, alerta as pessoas que participam da festa do Fátima Folia, em Fátima do Sul, tanto os que estão apenas para curtirem o carnaval, como os comerciantes, devem ficar atentos para evitar prejuízos, pois aumenta a incidência de notas falsas.
O Sargento da Força Tática Elismar disse que nesses três dias de carnaval já foram encontradas várias notas falsas, as mais comuns são as cédulas de 20 e 50 reais e as vítimas estão sendo os vendedores ambulantes, principalmente os mais idosos, segundo ele, devido o tumulto de gente querendo comprar refrigerantes e cervejas. Querendo agilizar o atendimento, os vendedores nem verificam as notas, quando percebem tem que arca com o prejuízo.
No comécio ainda não foi registrado nenhuma tentativa, mas ele chama a atenção. “Não é pelo fato que não tentaram passar as notas falsas que vão se descuidar” e ainda deu umas dicas: “É importante os consumidores, comerciantes e os vendedores saberem como diferenciar a nota verdadeira da falsa, uma forma é checar a marca d´água colocando-a contra a luz ou utilizar de uma canetinha e passar sobre a nota e ver se ela muda de cor, entre outros artifícios”.
No ano passado, o Banco Central recolheu cerca de 560 mil notas falsificadas, R$22 milhões em cédulas que não valem nada.