terça, 03 de dezembro de 2024
Dourados
21ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
PÓ DE SERRA

Operação contra o tráfico internacional de cocaína cumpre mandados em três cidades de MS

12 novembro 2024 - 08h18Por Da Redação

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira, (12/11), a Operação Pó de Serra, com o objetivo de reprimir e desarticular Organização Criminosa atuante no tráfico de cocaína. Foram mobilizados cerca de 160 Policiais Federais para o cumprimento de 63 mandados judiciais expedidos pela 1ª Vara Federal de Guaíra/PR, sendo 36 de Busca e Apreensão e 27 de Prisão Preventiva, nos municípios de Umuarama/PR, Guaíra/PR, Maringá/PR, Rolândia/PR, Amambai/MS, Naviraí/MS e Mundo Novo/MS. 

A investigação teve início no final de 2023, a partir da prisão em flagrante em Guaíra, de um casal transportando 53 kg de cocaína.

O destino da droga seria a cidade de Umuarama. No decurso do Inquérito Policial foi possível vincular 11 flagrantes de tráfico de drogas à atuação desta organização.

No total, foi apreendida quase 1 tonelada de cocaína, porém estima-se que desde 2020, o grupo criminoso tenha transportado mais de 20 toneladas da droga.

Conforme foi apurado, os motoristas da organização criminosa normalmente carregavam a droga em Pedro Juan Caballero e desciam até a região de Katueté, no Paraguai, por uma rodovia brasileira que corta as cidades de Amambai, Tacuru e Sete Quedas, no Mato Grosso do Sul.

Dentro do Paraguai os criminosos decidiam se retornavam para o Brasil na região de Guaíra ou Foz do Iguaçu/PR. O destino da droga incluía diversas cidades, dentre elas: Umuarama, Maringá e Curitiba, assim como cidades localizadas em Santa Catarina como Balneário Camboriú, Itajaí e Joinville.

No transporte da droga o grupo utilizava homens e mulheres, simulando um casal, com a finalidade de dissimular o real motivo da viagem em caso de abordagens policiais ocorridas no trajeto.

Com o objetivo de descapitalizar a Organização Criminosa, foi determinado o sequestro de bens móveis e imóveis, além do bloqueio de contas no valor de até R$ 389 milhões, vinculadas a 31 investigados.

A investigação contou com o apoio do GISE (Grupo de Investigações Sensíveis) da Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai (SENAD/PY) e a deflagração teve apoio de equipes do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron) da Polícia Militar do Paraná e do Tático Integrado de Grupos de Repressão Especial (TIGRE) da Polícia Civil do Paraná.

Os envolvidos deverão responder pela prática de tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico e participação em Organização Criminosa. Esses crimes possuem penas máximas que, somadas, podem ultrapassar 55 anos de prisão.

Deixe seu Comentário

Leia Também

APARECIDA DO TABOADO

Ladrões arrombam porta de comércio e furtam R$ 15 mil em joias

ECONOMIA

PIB cresce 0,9% no trimestre com alta de consumo e investimentos

ABANDONO

Idosa de 83 anos é encontrada em casa insalubre e sem comida

LOTERIA

Confira as dezenas sorteadas do concurso 2.803 da Mega-Sena

Motorista é flagrado transportando 130 quilos de pasta base de cocaína
TRÁFICO

Motorista é flagrado transportando 130 quilos de pasta base de cocaína

FRONTEIRA

Saúde integrará campanha para reforçar proteção sanitária

ROCHEDO

Corpo de jovem que se afogou no rio Aquidauana é encontrado

REGIÃO

Curso da UEMS abre inscrições para Colônia de Férias Brincante

MERCADO FINANCEIRO

Dólar interrompe sequência positiva e fecha em queda

JUSTIÇA

STF já condenou 310 pessoas por atos do dia 8 de janeiro

Mais Lidas

DOURADOS

Cliente denuncia furto de mala em hotel e sistema de segurança não registra imagens

TRAGÉDIA

Acidente deixa três pessoas mortas na BR-163 em MS

DOURADOS

Homicídio no Cidade Jardim I ocorreu após discussão entre autor e vítima

DOURADOS

Homem assassinado no Cidade Jardim I foi atingido por pelo menos cinco tiros