sexta, 13 de junho de 2025
Dourados
13ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
OPERAÇÃO MUTE

Pente-fino na PED encontra celulares, drogas e explosivos 

24 abril 2024 - 17h50Por Adriano Moretto e Osvaldo Duarte

Pente-fino realizado nesta quarta-feira (24/4) na PED (Penitenciária Estadual de Dourados) resultou na apreensão de aparelhos de telefone celular, drogas e dois explosivos de fabricação caseira no Raio-II da casa de detenção, onde encontram-se integrantes de facção criminosa. 

A ação faz parte da quarta fase da Operação Mute, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública em parceria com o Governo do Estado. 

De acordo com o apurado pelo Dourados News, policiais militares do Bope (Batalhão de Operações Especiais) estiveram no município para detonar as bombas.

Apesar da fabricação caseira, o poderio da explosão foi de grandes proporções, segundo relatado pelas autoridades presentes. 

Não houve flagrantes durante o pente-fino e as ações contra os presos foram de ordem administrativas. 

Conforme a Agepen, as vistorias tiveram início por volta das 8h, com a participação de operacionais do COPE (Comando de Operações Penitenciárias), responsáveis pela retirada e contenção dos presos, bem como policiais penais da própria penitenciária, encarregados das inspeções, além de membros da área de inteligência.

A intenção da operação é tirar de circulação aparelhos de comunicação em posse dos presos. 

“As revistas realizadas durante a Operação Mute têm como foco principal a busca por aparelhos celulares, que são considerados as principais ferramentas utilizadas pelo crime organizado para perpetuar delitos dentro e fora das prisões, contribuindo para o avanço da violência nas ruas. Esta ação é a maior realizada pela Senappen no contexto de combate ao crime organizado, envolvendo um grande número de estados participantes, policiais penais federais e estaduais, além de unidades prisionais estaduais revistadas”, diz a Agência, em nota encaminhada à imprensa.

Operação Mute

A Mute ocorre em todas as unidades federativas por meio de “mutirões” de revistas, com o objetivo prioritário de retirar celulares dos principais estabelecimentos penais no Brasil. 

O nome da operação é em referência à palavra “mudo” em inglês, refletindo a intenção de silenciar a comunicação externa dos internos, focalizando especialmente na apreensão de dispositivos de comunicação proibidos, como telefones celulares.
 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Evento de inovação também terá espaço dedicado à economia criativa
PANTANAL TECH

Evento de inovação também terá espaço dedicado à economia criativa

Bicicleta furtada é recuperada e jovem é preso com ferramentas e fios
DOURADOS

Bicicleta furtada é recuperada e jovem é preso com ferramentas e fios

Padrasto que espancou criança de 3 anos é transferido para a PED
DOURADOS

Padrasto que espancou criança de 3 anos é transferido para a PED

Etapa da Fórmula Truck em MS começa a ser disputada nesta sexta-feira
COMPETIÇÃO

Etapa da Fórmula Truck em MS começa a ser disputada nesta sexta-feira

Homem é encontrado morto com sinais de espancamento
AMAMBAI 

Homem é encontrado morto com sinais de espancamento

REGIÃO 

Mato Grosso do Sul sediará evento para debater Estratégia Brasil 2050

GUERRA

Israel ataca instalações nucleares no Irã e mata líderes militares

EDUCAÇÃO

UFGD e UEMS sediarão o XVI Seminário de Extensão do Centro-Oeste

EDITAL

Edital de intimação de penhora

LOTERIA

Mega-Sena acumula novamente e prêmio vai a R$ 100 milhões

Mais Lidas

DOURADOS

Após denúncia de alunas, professora é afastada da UFGD por tempo indeterminado

DOURADOS

Padrasto é preso após criança de 3 anos dar entrada na UPA com sinais de espancamento

DOURADOS

Alunas de medicina da UFGD denunciam importunação sexual durante prova na casa de professora 

TRÁFICO

Homem é preso com mais de 1 tonelada de maconha após perseguição