segunda, 16 de setembro de 2024
Dourados
15ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
RELUTÂNCIA

Operação cumpre mandados em MS contra contrabandistas de cigarros eletrônicos

04 setembro 2024 - 10h23Por Da Redação, com PF

A Polícia Federal, em atuação conjunta com a Receita Federal, deflagrou na manhã desta quarta-feira (4/9) a Operação Relutância, com o objetivo de desarticular um grupo criminoso responsável por importar e distribuir ilegalmente grandes quantidades de cigarros eletrônicos e seus acessórios. O material abastecia Mato Grosso e outras regiões do Centro-Oeste e do Norte do Brasil.

Os policiais, acompanhados de servidores da Receita Federal, cumprem mandados nas cidades de Cuiabá (2), Várzea Grande (3), Rondonópolis (16) e Sorriso (4), em Mato Grosso; Campo Grande (1); em Redenção (2) e Xinguara (1) no Pará; além de Goiânia/GO (4).

As ordens foram expedidas pela Justiça Federal em Rondonópolis/MT e incluem 33 mandados de busca e apreensão, um mandado de prisão preventiva, um mandado de sequestro de bem imóvel e o bloqueio de ativos no valor de R$ 6,4 milhões.

O grupo investigado se enriquecia ilicitamente com a revenda criminosa dos produtos, principalmente cigarros eletrônicos, cuja importação, comercialização e qualquer forma de distribuição são proibidas no Brasil.

As investigações indicam que o esquema utilizava diferentes veículos para o transporte rodoviário dos cigarros eletrônicos e outros produtos ilícitos, do Paraguai até Rondonópolis/MT. Este município era utilizado como entreposto para a distribuição das mercadorias a outros estados brasileiros, onde eram revendidas em grandes quantidades.

Nas cidades de destino, os produtos eram oferecidos aos clientes em lojas físicas e também no ambiente virtual, sendo entregues até mesmo via delivery, por motoboys ou carros pequenos.

Os integrantes do grupo criminoso poderão responder pelos crimes de contrabando, descaminho, receptação, falsidade ideológica, desobediência e associação criminosa.

Nos últimos dois anos, a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Militar interceptaram diversos carregamentos de produtos contrabandeados pertencentes ao grupo. Os materiais foram apreendidos e encaminhados à Receita Federal para os procedimentos fiscais pertinentes.

Na ação de hoje, os policiais ainda prenderam, em Rondonópolis/MT, duas pessoas em flagrante, uma por tráfico de drogas e outra por porte ilegal de arma de fogo.

A operação foi denominada Relutância devido à persistência do grupo criminoso em continuar no esquema ilegal, mesmo após terem sido alvo de inúmeras ações de persecução criminal e fiscalização. As investigações atuais mostraram que os suspeitos, mudando suas táticas e formas de atuação, têm reiterado as ações delituosas, auferindo lucros substanciais com o comércio proibido ao longo dos anos.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Novo lote de inscrições para a 2ª Corrida dos Poderes será aberto hoje
ATLETISMO

Novo lote de inscrições para a 2ª Corrida dos Poderes será aberto hoje

Acidente deixa dois mortos e bloqueia trecho da BR-163
NOVA ALVORADA DO SUL

Acidente deixa dois mortos e bloqueia trecho da BR-163

TEMPO

Segunda-feira nublada ainda com possibilidade de chuva em Dourados

ECONOMIA

STF estabelece orçamento de emergência para combate a incêndios

JARDIM

Mulher é socorrida e diz ter sido agredida e estuprada por desconhecido

UFGD

Abertas inscrições para Mostra de Curtas da 9ª Mostra Audiovisual

FUTEBOL

Corinthians vence e abre vantagem na final do Brasileirão Feminino

SAÚDE 

"Passos pela Vida", famílias de MS dizem sim a doação de órgãos

TRÊS LAGOAS

Condenado por matar gari é preso pela Polícia Federal tentando fugir

ATLETISMO

Alison dos Santos conquista o bi-campeonado da Diamond League

Mais Lidas

TEMPO

Sexta-feira quente marca fim de onda de calor e frente fria chega no sábado

AVIAÇÃO CIVIL

Infraero assume gestão do Aeroporto Regional de Dourados

CLIMA

Ainda com calorão, Dourados tem alerta de tempestade para o fim de semana

ATO ABCENO

Em plena luz do dia, casal é filmado fazendo sexo em praça