Menu
Busca terça, 07 de julho de 2020
(67) 99659-5905

Nova turma do Curso Nacional de Promotor de Polícia Comunitária terá início hoje

13 junho 2011 - 09h08

A terceira turma do Curso Nacional de Promotor de Polícia Comunitária terá início hoje (13), no auditório da Companhia Independente e Gerenciamento de Crises e Operações Especiais (CIGCOE).

O curso é realizado através da celebração do Acordo de Cooperação Técnica entre a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP) e o governo federal, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), objetivando capacitar profissionais de segurança pública e lideranças comunitárias na filosofia e prática do policiamento comunitário.

No curso de 40 horas/aula serão abordados temas como: direitos humanos, gestão pela qualidade na segurança pública, mediação de conflitos, mobilização social e estruturação dos conselhos comunitários de segurança, sendo esta a 68ª turma do Curso Nacional de Promotor de Polícia Comunitária desde o ano de 2007, totalizando aproximadamente 3.250 capacitados.

De acordo com a Coordenadoria Estadual de Polícia Comunitária, responsável pela execução dos cursos, as temáticas abordadas são consideradas instrumentos democráticos de participação da comunidade na discussão dos problemas de segurança pública, sendo que cada turma do curso é destinada a 50 participantes, com vagas distribuídas entre os órgãos competentes da estrutura estadual de Segurança Pública e lideranças comunitárias.

"O Artigo 144 da Constituição Federal diz que a segurança pública é direito e responsabilidade de todos, o que nos leva a inferir que além dos policiais, cabe a qualquer cidadão uma parcela de responsabilidade pela segurança. O cidadão na medida de sua capacidade, competência, e da natureza de seu trabalho, bem como, em função das solicitações da própria comunidade, deve colaborar, no que puder, na segurança e no bem estar coletivo. A pretensão é procurar congregar todos os cidadãos da comunidade através do trabalho da Polícia, no esforço da segurança".

“Polícia Comunitária é o policiamento mais sensível aos problemas de sua área, identificando todos os problemas da comunidade, que não precisam ser só os da criminalidade. Tudo o que se possa afetar as pessoas passa pelo exame da Polícia. É uma grande parceria entre a Polícia e a Comunidade”.



###Para outras informações sobre os cursos acesse

www.sejusp.ms.gov.br/polcomunitaria ou entre em contato com a Coordenadoria Estadual de Polícia Comunitária pelo telefone 3318-6800.

Deixe seu Comentário

Leia Também

BRASIL
Com eleição adiada, TSE é consultado sobre prazo de Ficha Limpa
RIO AQUIDAUANA
Ambiental multa homem em mais de R$ 5 mil por degradar mata ciliares
ASSEMBLEIA DE MS
Aprovado direito de incluir nome do cônjuge em faturas
CAMPO GRANDE
Hemosul realiza testagens laboratoriais de resultados do Covid-19, porém sem coletas no local
PANDEMIA
Bodoquena, Bela Vista e Terenos solicitam reconhecimento de calamidade pública
BRASIL
Mais de 200 mil candidatos se inscreveram no primeiro dia de abertura do Sisu
BRASIL
Senado aprova convite a Mourão para debater Conselho da Amazônia
CAMPO GRANDE
Na Capital, anta é resgatada após cair em piscina de chácara
DOURADOS
Dono encontra carro que havia locado “depenado” em barracão
ECONOMIA
Dólar fecha em alta com cautela externa por coronavírus

Mais Lidas

DOURADOS
Antes do crime, homem que matou secretário havia sido demitido por não usar máscara
DOURADOS
Acusado de matar secretário em Dourados acaba preso em barreira sanitária
DOURADOS
Carro que atingiu ciclista pega fogo após bater em árvore ao lado de Avenida
DOURADOS
Adolescente pilota moto embriagado e tio morre após queda na Coronel Ponciano