A terceira turma do Curso Nacional de Promotor de Polícia Comunitária terá início hoje (13), no auditório da Companhia Independente e Gerenciamento de Crises e Operações Especiais (CIGCOE).
O curso é realizado através da celebração do Acordo de Cooperação Técnica entre a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP) e o governo federal, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), objetivando capacitar profissionais de segurança pública e lideranças comunitárias na filosofia e prática do policiamento comunitário.
No curso de 40 horas/aula serão abordados temas como: direitos humanos, gestão pela qualidade na segurança pública, mediação de conflitos, mobilização social e estruturação dos conselhos comunitários de segurança, sendo esta a 68ª turma do Curso Nacional de Promotor de Polícia Comunitária desde o ano de 2007, totalizando aproximadamente 3.250 capacitados.
De acordo com a Coordenadoria Estadual de Polícia Comunitária, responsável pela execução dos cursos, as temáticas abordadas são consideradas instrumentos democráticos de participação da comunidade na discussão dos problemas de segurança pública, sendo que cada turma do curso é destinada a 50 participantes, com vagas distribuídas entre os órgãos competentes da estrutura estadual de Segurança Pública e lideranças comunitárias.
"O Artigo 144 da Constituição Federal diz que a segurança pública é direito e responsabilidade de todos, o que nos leva a inferir que além dos policiais, cabe a qualquer cidadão uma parcela de responsabilidade pela segurança. O cidadão na medida de sua capacidade, competência, e da natureza de seu trabalho, bem como, em função das solicitações da própria comunidade, deve colaborar, no que puder, na segurança e no bem estar coletivo. A pretensão é procurar congregar todos os cidadãos da comunidade através do trabalho da Polícia, no esforço da segurança".
“Polícia Comunitária é o policiamento mais sensível aos problemas de sua área, identificando todos os problemas da comunidade, que não precisam ser só os da criminalidade. Tudo o que se possa afetar as pessoas passa pelo exame da Polícia. É uma grande parceria entre a Polícia e a Comunidade”.
###Para outras informações sobre os cursos acesse
www.sejusp.ms.gov.br/polcomunitaria ou entre em contato com a Coordenadoria Estadual de Polícia Comunitária pelo telefone 3318-6800.
Deixe seu Comentário
Leia Também
Justiça marca júri de estudante que atropelou e matou corredora

Em 24 horas, Polícia apreende um milhão de maços de cigarros
Edu Guedes tem alta de hospital após cirurgia: '10 dias do previsto'
CAPITALIdosa é resgatada em casa sem comida e filha presa por maus-tratos
VELOCIDADEFórmula 1 volta à TV Globo em 2026, com transmissão exclusiva

Morador tenta pular janela e morre com pescoço enroscado
Dólar chega a R$ 5,54, em semana marcada por tarifaço de Trump

Homem fica gravemente ferido após acidente entre motos em Dourados
Inscrições para Prova Nacional Docente começam 2ª-feira
CAMPO GRANDEMorador mata pitbull a facadas após ser atacado dentro de casa
Mais Lidas

Produtor rural morto a tiros em fazenda no distrito de Itahum é identificado

Filho de acusado de matar fazendeiro se apresenta, presta depoimento e é liberado

Após matar vizinho, fazendeiro se apresenta à polícia e diz que agiu em legítima defesa pelo filho
