O advogado de Dourados alvo de mandado de busca e apreensão cumprido nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (20) é suspeito de fazer parte de grande esquema de corrupção que pode ter causado prejuízo bilionário ao Fisco Federal.
As ações fazem parte da ‘Operação Skiagraphia’ desencadeada hoje a partir de investigações iniciadas em 2019.
A Polícia Federal cumpriu ao todo 19 determinações expedidas pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região, no Recife (PE). As buscas aconteceram em Dourados, Fortaleza (CE), São Paulo (SP), Recife (PE) e Brasília (DF).
Os policiais federais estiveram em imóvel de advogado em Dourados acompanhados por membros da Comissão de Defesa das Prerrogativas dos Advogados da 4ª Subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).
Após coletar documentos e mídias que podem conter indício da participação do advogado no esquema de corrupção, a equipe voltou a sede da Polícia Federal em Dourados.
Devedores da União
A ‘Operação Skiagraphia’ tem objetivo de desmantelar esquema de corrupção com possível de participação de juízes federais, advogados, empresários e servidores públicos, segundo nota oficial divulgada pela Polícia Federal.
Foram investigadas ilicitudes na condução de processos de execuções fiscais dos grandes devedores da União, vínculos suspeitos entre magistrados e advogados, fluxo financeiro suspeito, falsificação documental com simulação de intimações da União, com prejuízo à Fazenda Nacional em benefício de empresários.
Os supostos crimes aconteceram entre os anos de 2012 e 2016.
A Polícia Federal detalhou ainda que o nome da operação remete à técnica de pintura “shadow painting”, em que se busca dar a ilusão de profundidade pelo contraste entre sombra e luz.
Com isso, os investigados simulavam estar à luz do caminho público, mas na verdade se encontravam às sombras da lei.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Mega-Sena acumula mais uma vez e prêmio vai a R$ 75 milhões

Operário se despede da Copa do Brasil em disputa de pênaltis

Homem é preso após agredir o pai por senha de Wi-Fi

Sexta-feira de sol com aumento de nebulosidade em Dourados

Boliviano é preso com pasta base de cocaína em maquina de costura

Moraes volta atrás e nega visita de assessor de Trump a Bolsonaro

Brasileiro condenado por matar policial federal é preso na fronteira

Clínica de Hemodiálise do HU de Dourados terá com 72 vagas

Quadrilha que assaltou família veio do MT e é do Comando Vermelho

Imasul realiza capacitações do ICMS Ecológico para municípios
Mais Lidas

Desembargador Ary Raghiant pede exoneração do TJMS

Prefeitura economizará mais de R$ 6 milhões por ano ao autorizar concessão do aeroporto

Ação conjunta apreende carga de pneus contrabandeados do Paraguai

Polícia Federal foi às ruas e cumpriu mandado de busca em imóvel de advogado em Dourados - Crédito: Osvaldo Duarte/Dourados News