A Defron (Delegacia Especializada em Repreensão aos Crimes de Fronteiras) iniciou na manhã desta quarta-feira (11) a incineração de 9,6 toneladas drogas apreendidas entre outubro e dezembro de 2019 e que se encontravam guardadas em um depósito.
Essa é a nona queima realizada neste ano, totalizando 114,7 toneladas de drogas diversas, principalmente maconha, haxixe, cocaína, crack e outros derivados.
O volume já representa um aumento de 31,38% em relação ao total de entorpecentes incineradas pela Defron em 2018, ano em que foram jogadas ao fogo 87,2 toneladas de drogas.
As incinerações ocorrem nas dependências da Farinheira “São Francisco", localizada no Distrito Industrial de Dourados, acompanhada por representantes do Ministério Público Estadual e membros da vigilância sanitária do município.
Sobre os números apresentados, a Defron, por meio de nota enviada à imprensa, explicou que o aumento das apreensões em 2019 é resultado das intensificações das ações policiais, bem como de uma maior efetividade destas ações fruto de uma integração entre policiais da própria delegacia, e também do DOF (Departamento de Operações de Fronteira).
Segundo o Coronel, Marcos Paulo Gimenez, Diretor do DOF, “o resultado das incinerações é o reflexo da efetiva otimização dos meios operacionais em conjunto com a excelente interação entre o DOF e a Defron, no combate aos crimes transfronteiriços”, conclui o Coronel.