O Ministério da Justiça do Paraguai, além de demitir o diretor geral de Estabelecimentos Penitenciários, Antonio Bazán, adotou uma série de medidas após os últimos fatos ocorridos na Penitenciária de Pedro Juan Caballero, no Departamento de Amambay.
Bazán foi substituído por Cristian Ortiz, que ficará no cargo de forma interina. Além disso, foi anunciada a criação de uma "Comissão de Verificação de Estabelecimentos Penitenciários", que terá a função de controlar todas as prisões do país vizinho.
Segundo o site Midiamax, o Ministério da Justiça também instituiu a Diretoria de Assuntos Internos e Anticorrupção com a finalidade de “apurar possíveis omissões ou irregularidades quanto às atribuições e obrigações da referida agência”.
O órgão também anunciou a demissão de 102 funcionários da instituição que deixaram de cumprir as funções. Por esse mesmo motivo mais 53 pessoas deixaram de acessar a renovação de seus contratos somente em 2021.
A mudança no alto comando do sistema prisional paraguaio foi acelerada após vistorias feitas na Penitenciária Regional da capital do Departamento de Amambay onde foi descoberta a existência de uma ‘cela de luxo’, onde estava o traficante Faustino Ramón Aguayo.
Ele foi surpreendido na companhia de Mirna Keldryn Romero Lesme, considerada pivô no ataque do 9 de outubro. Ela é filha de um alto funcionário prefeitura, próximo à família Acevedo, e teria sido amante de Osmar Álvarez, o ‘Bebeto’ e amiga de Haylée Acevedo, filha do governador de Amambay.
Deixe seu Comentário
Leia Também
Inscrições de vestibular exclusivo para pessoas com 60 anos ou mais segue até maio

Papa de todos, todos, todos

PEC da Segurança não traz mudanças significativas, dizem pesquisadores

"Papa Francisco foi um líder espiritual de grande coragem", diz presidente do Congresso

A vitória de Cristo sobre a morte!

Gripe volta a fazer vítimas e MS registra mais três mortes por H1N1
Homem é ferido a tiros por motorista de veículo
ITAMARATIHomem é executado em frente a mercado; mulher fica ferida

Licenciamento para veículos com placas finais 1 e 2 segue até dia 30
Convocados da lista de espera do SISU 2025 devem se matricular até dia 24 de abril
Mais Lidas

Bebê é salva por guardas municipais em Dourados após engasgar com a própria saliva

Bancos, comércio e repartições públicas: veja o abre e fecha do feriadão em Dourados

Mulher denuncia ameaças após tentar devolver mercadoria não vendida
