Idoso, de 79 anos, residente em Santo Anastácio, foi autuado por crime ambiental, em R$ 20 mil, por policiais militares ambientais de Batayporã. O caso aconteceu nesta quarta-feira (24).
Equipe realizava fiscalização nas propriedades rurais do município de Batayporã e localizou na propriedade do autuado vários processos erosivos.
A falta de conservação do solo foi a causa principal do surgimento de uma voçoroca de grande proporção, além de outros pontos erosivos, que chegaram a atingir uma Área de Preservação Permanente do imóvel rural.
Os processos erosivos, que atingiram o lençol freático, causaram a degradação de uma área com extensão de aproximadamente 558 m² de áreas protegidas de matas ciliares, bem como o assoreamento de um curso d’água que corta a fazenda.
A PMA constatou que os processos erosivos já ocorriam há alguns anos e, além de o proprietário não tomar nenhuma atitude de recuperação, ou medidas para mitigação do problema, como terraceamento, e outras, ainda permitia o gado forragear e realizar dessedentação em área protegida. Havia pisoteio dos animais, fato que intensificava mais ainda os danos na área afetada.
A PMA determinou a interdição da área para proteção e recuperação, com proibição de atividades agrícolas e pecuárias.
O proprietário rural foi autuado administrativamente e foi multado em R$ 20 mil, pelos danos ambientais encontrados na propriedade.
Ele também responderá por crime ambiental de destruir área de preservação permanente. Se condenado por este crime, poderá pegar pena de um a três anos de detenção.
O proprietário também foi notificado a apresentar um Projeto de Recuperação de Área Degradada e Alterada (Prada) junto ao órgão ambiental, bem como cercar os pontos abertos na Área de Preservação Permanente, e construir as curvas de nível de acordo com o estabelecido nas normas técnicas.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Dourados estreia em casa hoje no hexagonal contra o Comercial

José Carlos Manhanbusco fala das novas regras para aposentaria que passam a valer em 2021

Polícia encontra cocaína em chaleiras que iriam para a Espanha
Júri declara ex-policial Derek Chauvin culpado pela morte de George Floyd
Casal é preso enquanto aplicava golpe em seguradora da fronteira

Nelsinho Trad fará requerimento para profissionais de transporte de pessoas
Motociclista morre no HV 18 dias após sofrer acidente no centro
UFGDPrazo para inscrever projetos de Iniciação Científica termina na próxima semana

PMA de Dourados captura família de gambá no Jardim Água Boa
Deputados aprovam urgência de projeto para privatizar os Correios
Mais Lidas

Produtor rural morto em acidente na MS-156 voltava de aniversário em pesqueiro

Perícia não encontra sinais de violência e morte de mulher pode ter sido por causas naturais

Mãe de menor que organizou festa clandestina com mais de 40 pessoas é presa
