sábado, 18 de abril de 2026
Dourados
24ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
OPERAÇÃO

Golpe do 'falso advogado' era realizado a partir de Dourados, diz polícia do DF

06 março 2026 - 08h31Por Adriano Moretto

Operação desencadeada pela Polícia Civil do Distrito Federal com apoio de delegacias especializadas em Mato Grosso do Sul, cumpriu mandados em municípios do Estado contra o golpe do ‘falso advogado’. Segundo as investigações, detalhadas nesta sexta-feira (6/3), as ações partiam de dentro da PED (Penitenciária Estadual de Dourados). 

Conforme relatado pelas autoridades, o esquema é aquele já conhecido pelos órgãos de segurança pública. 

O suspeito entra em contato com a vítima por meio de aplicativos de mensagem, se passando pelo advogado responsável por um processo judicial real da pessoa. No caso que resultou na operação, uma idosa acabou perdendo valor considerável. 

“Com o nome e a foto do verdadeiro profissional, [os criminosos] convencem a vítima de que há obrigações financeiras urgentes a cumprir para a conclusão do processo. No caso investigado, a vítima — uma pessoa idosa — foi levada a realizar transferências para contas controladas pelo grupo criminoso. Os autores chegaram a tentar obter um segundo repasse de valor ainda maior, porém frustrados quando a fraude foi descoberta”, explica a Polícia Civil do DF.

As investigações também revelaram a participação de uma advogada regularmente inscrita na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que teria atuado como elo central na dissimulação da origem ilícita dos valores obtidos com a fraude.

Seis pessoas foram identificadas e indiciadas pelos crimes de estelionato eletrônico, lavagem de dinheiro e organização criminosa, com penas máximas que, somadas, podem alcançar 26 anos de reclusão.

Em Mato Grosso do Sul, participaram da operação o Dracco (Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado), Defron (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira) e as Delegacias de Polícia de Caarapó e de Juti.
 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Justiça converte flagrante em preventiva contra autor de necrofilia
ELDORADO

Justiça converte flagrante em preventiva contra autor de necrofilia

População no Brasil cresce em ritmo menor e está envelhecendo
PESQUISA

População no Brasil cresce em ritmo menor e está envelhecendo

Entregador é condenado por matar jovem após crise de ciúmes
JUSTIÇA

Entregador é condenado por matar jovem após crise de ciúmes

STF decreta inconstitucional lei de SC que proibia cotas raciais
JUDICIÁRIO

STF decreta inconstitucional lei de SC que proibia cotas raciais

Polícia apreende 124 quilos de folhas de coca com bolivianos
ÔNIBUS

Polícia apreende 124 quilos de folhas de coca com bolivianos

FUTEBOL

Everaldo Marques vai ser o narrador dos jogos da Seleção na Copa

POLÍCIA

Idosa descobre fraude após dificuldade para acessar app do Gov.br

INTERNACIONAL

Segurança pública de MS é destaque no combate ao crime organizado 

DESAPARECIDO

Família pede ajuda para encontrar Rogério, sumido desde abril

FUTEBOL

Corinthians perde mando, e Hugo, Matheuzinho e André são suspensos

Mais Lidas

VILA SÃO BRAZ

Colisão entre motos termina com dois jovens mortos em Dourados

RIO NEGRO

Carga milionária de maconha é descoberta em tanque de combustível agrícola

CLIMA

Inmet emite alerta de tempestade com risco de granizo e ventos intensos para Dourados

ELDORADO

Vítima de feminicídio é desenterrada e corpo apresenta sinais de necrofilia