Na manhã desta terça-feira (10), o Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) deu início à operação Chave na Mão, focada no combate ao roubo de cargas em diversas regiões do Brasil, incluindo Mato Grosso do Sul.
A operação cumpre 57 mandados de busca e apreensão, além de 19 mandados de prisão, e tem como alvos membros de uma organização criminosa envolvida em desvios de cargas de alto valor, como placas fotovoltaicas e defensivos agrícolas.
A ação atinge oito estados, com destaque para o Triângulo Mineiro, especialmente em Uberaba e Uberlândia, onde o núcleo principal da quadrilha foi identificado. No entanto, os desdobramentos da operação também atingem cidades de São Paulo, Paraná, Goiás, Paraíba e Mato Grosso do Sul, incluindo a capital Campo Grande.
Investigações conduzidas ao longo de dois anos indicam que o Comando Vermelho, facção criminosa, fornecia bloqueadores para os criminosos, que, em contrapartida, repassavam 50% do valor obtido nos roubos à organização. O esquema criminoso envolvia uma rede sofisticada de motoristas, atravessadores e receptadores, com acesso a informações privilegiadas sobre as cargas.
Os integrantes da quadrilha simulavam roubos, entregando diretamente os produtos aos receptadores. As investigações também revelaram outros crimes, como furto mediante fraude, lavagem de dinheiro, falsidade ideológica e adulteração de sinal identificador de veículos.
Materiais apreendidos durante a operação, como veículos e bens desviados, foram encaminhados ao Ministério Público para análise, e as prisões e buscas continuam a ser realizadas nas cidades alvo da operação.