quinta, 19 de setembro de 2024
Dourados
38ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
MILÍCIA ARMADA

Foragido, hacker preso em SC é transferido para MS após prisão

21 novembro 2019 - 21h50Por Da Redação

Deve chegar ainda nesta quinta-feira, dia 21 de novembro, a Mato Grosso do Sul, Eurico dos Santos Mota, de 28 anos, que estava foragido, após ter mandado de prisão emitido no âmbito da Operação Omertà. A prisão do suspeito, que atuava como hacker, ocorreu em Joinville, Santa Catarina, na tarde de quarta-feira (20).

Eurico teve a prisão temporária decretada na operação que apura suspeita de organização criminosa, de grupo de extermínio e de milícia armada. A prisão do suspeito envolveu policiais de Santa Catarina, com base informações da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul.

OPERAÇÃO

A existência de uma milícia armada passou a ser considerada em maio deste ano, quando o guarda municipal Marcelo Rios foi preso com um arsenal de armas de grosso calibre, em uma casa que seria de propriedade dos empresários Jamil Name e Jamil Name Filho.

Em setembro, o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), órgão de investigação ligado ao Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul (MPMS), e a Delegacia Especializada em Repressão a Roubos a Banco, Assaltos e Sequestros (Garras), deflagaram a operação Omertà e prendeu Name e Name Filho, além de outras 17 pessoas, entre funcionários da família, policiais civis e guardas municipais. Só não foram presos na ação policial o ex-guarda municipal guarda municipal José Moreira Freire e o auxiliar Juanil Miranda Lima – apontados como os executores dos assassinatos investigados pela força-tarefa e foragidos desde abril, quando as investigações começaram a avançar –, além do advogado Alexandre Fransolozo, cujo mandado de prisão temporária (suspenso pelo Tribunal de Justiça) nem chegou a ser cumprido.

Os três policiais civis da ativa foram afastados em 2 de outubro, tendo a arma recolhida, bem como a carteira funcional e demais pertences do patrimônio público destinado aos policiais, além da suspensão de senhas e login de acesso aos bancos de dados da instituição policial, suspensão de férias e de avaliação para fins de promoção. Os quatro guardas municipais também foram afastados, e dois deles tiveram os armamentos recolhidos na mesma data.

Os assassinatos de pelo menos três pessoas estão relacionados com o grupo de extermínio sob investigação: do policial militar reformado Ilson Martins Figueiredo, ocorrido em 11 de junho do ano passado; do ex-segurança Orlando da Silva Fernandes, em 26 de outubro de 2018; e do estudante de Direito Matheus Xavier, em abril deste ano.

No dia 12 de outubro, Name Filho e dois policiais civis foram transferidos para a Penitenciária Federal de Campo Grande. Name Filho ficará em Regime Disciplinar Diferenciado (RDD) dentro da unidade prisional. A decisão da cela individual é válida por seis meses.

Para dar o nome à operação, os policiais utilizaram um termo do dialeto napolitano, do idioma italiano. Omertá, conforme o Gaeco, é um termo que se fundamenta em um forte sentido de família e em um silêncio que impede a cooperação com autoridades policiais ou judiciárias. Trata-se de um código de honra muito usado nas máfias do sul da Itália.

Com informações do jornal Correio do Estado.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Brasil celebra abertura de cinco novos mercados no Canadá
EXPORTAÇÃO

Brasil celebra abertura de cinco novos mercados no Canadá

Idoso perde quase R$ 30 mil após ligação de suposto atendente de banco
REGIÃO

Idoso perde quase R$ 30 mil após ligação de suposto atendente de banco

Juízes de MS lançam livro "Responsabilidade Civil no Direito do Trabalho"
LITERATURA

Juízes de MS lançam livro "Responsabilidade Civil no Direito do Trabalho"

Renato Câmara quer Plano de Cargos e Carreiras para reajustar salários dos servidores da Agraer
LEGISLATIVO DE MS

Renato Câmara quer Plano de Cargos e Carreiras para reajustar salários dos servidores da Agraer

Homem é preso após furtar objeto de escola municipal; receptador também foi detido
REGIÃO

Homem é preso após furtar objeto de escola municipal; receptador também foi detido

ORDEM DO DIA

Aprovadas diretrizes para valorização da mulher no campo

QUEIMADAS

Governo de MS faz monitoramento dos rios e intensifica combate a incêndios nos três biomas

JUSTIÇA

Moraes pede comprovação de novos representantes do X no Brasil

LEI

Entra em vigor consulta obrigatória a cadastros nos casos de adoção

PUBLICAÇÃO

Mapa lança Anuário das Bebidas Não Alcoólicas 2024

Mais Lidas

ECONOMIA

Bradesco anuncia fechamento de mais uma agência na região de Dourados

DOURADOS

Estacionamento na região central de Dourados causa confusão entre condutores

INVESTIGAÇÃO

Trabalhador encontra feto dentro de saco plástico em meio a amontoado de lixo

DOURADOS

Centro de Convenções terá exposição de carros antigos neste domingo