domingo, 05 de dezembro de 2021
Dourados
36°max
23°min
Campo Grande
33°max
23°min
Três Lagoas
38°max
23°min
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
SENTENÇA

Flagrado transportando 28t de maconha, homem "pega" oito anos e 7 meses de cadeia

26 novembro 2020 - 17h59Por Gizele Almeida

Wanderlei, flagrado transportando 28 toneladas de maconha, em maio de 2020 teve sentenciada nesta quinta-feira (26), a pena de oito anos, sete meses e 25 dias de reclusão em regime fechado. A polícia destacou a apreensão como a maior da história do país.

A Justiça Federal da 3ª Região, 1ª Vara Federal de Naviraí, levou em conta fatos como a transnacionalidade do crime e a distribuição da droga em mais de uma unidade da federação para compor a sentença.

Além disso foi determinado 866 dias-multa ao caso, sendo estabelecido que o valor unitário de cada dia-multa em 1/10 do valor do salário mínimo vigente ao tempo do crime. Tal medida teve como base a informação prestada pelo ré em seu interrogatório de que possui renda mensal de R$10.000,00.

Conforme a decisão, a qual o Dourados News teve acesso, “ além da gravidade em abstrato do crime de tráfico  transnacional de drogas, há gravidade concreta em face da quantidade de droga apreendida (28 toneladas), a maior apreensão de todos os tempos, a qual igualmente permite deduzir que o preso não estava agindo por conta própria”, descreve ao apontar que o criminoso alegou ser motorista profissional, fator que faz crer que sozinho, o mesmo não teria condições financeiras para conduzir a ação ilegal.

Conforme mostrado pelo Dourados News, Wanderlei receberia R$ 40 mil para levar a droga de Ponta Porã até São Leopoldo (RS). O entorpecente foi entregue ao criminoso na fronteira do Brasil com Paraguai e os tabletes foram escondidos em meio a uma carga de milho na tentativa de driblar as autoridades policiais.

Diante da forma de atuação de Wanderlei, a Justiça considerou que “com a grande quantidade da substância entorpecente transportada, no alto valor de mercado notoriamente sabido, na desproporcionalidade desse valor à luz das condições financeiras informadas, na dissimulação da droga em carga de grãos para dificultar a fiscalização policial, o auxílio de terceiros no intento criminoso e, principalmente, o vultoso montante
que seria pago ao motorista em caso de êxito, remontam severos indícios de o preso integrar organização criminosa dedicada ao tráfico ilícito internacional dessa substância”.

O texto complementa, “segundo o próprio STF, não é crível que o réu, surpreendido com mais de 500 kg de maconha, não esteja integrado, de alguma forma, a organização criminosa, circunstância que justifica o afastamento da causa de diminuição prevista no art. 33, §4º,da Lei de Drogas”.

A defesa do autor conduzida pelo advogado Renan Pompeu solicitou que a prisão fosse revogada diante de alegação de que possui comorbidades e diante disso está inserido no grupo de risco do coronavírus e que o regime prisional seria prejudicial, tendo como base um relatório médico. No entanto, o júri entendeu que as provas não demonstravam que Wanderlei possuía todas as doenças citadas e ainda que “apesar do alastramento da doença nesse município, até o momento não há informações de casos confirmados ou suspeitos da doença nas dependências da Penitenciária de Segurança Máxima onde se encontra o requerente”.


 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Brasil se classifica para segunda fase do Mundial feminino de handebol
ESPORTE

Brasil se classifica para segunda fase do Mundial feminino de handebol

MS acumula 37,2 mil empregos criados com carteira assinada em 2021
EMPREGO

MS acumula 37,2 mil empregos criados com carteira assinada em 2021

Ramon, do Flamengo, nega ter bebido antes de acidente que matou ciclista
TRÂNSITO

Ramon, do Flamengo, nega ter bebido antes de acidente que matou ciclista

OMT lança concurso mundial para startups de turismo gastronômico
COMPETIÇÃO

OMT lança concurso mundial para startups de turismo gastronômico

JUDICIÁRIO

Provas do processo seletivo de juízes leigos serão neste domingo

REGIÃO

Gestante é presa em residência que funcionava como "boca de fumo"

TAXA

CAE deve votar na terça-feira projeto com alternativas para conter alta dos combustíveis

REGIÃO

Mulher é flagrada carregando drogas enquanto viajava com filho de 4 anos

HONRARIA

Mulheres de Sucesso: diretora do Dourados News é homenageada na Capital

REGIÃO

Homem abandona caminhonete carregada com quase 4 toneladas de maconha na MS-164

Mais Lidas

DOURADOS

Vídeo mostra jovem deitando em rua antes de acidente

DOURADOS

Homem morre atropelado no Jardim Piratininga e motorista foge do local

DOURADOS

Jovem estava deitado na rua e motorista de caminhão disse que não percebeu atropelamento

TRAGÉDIA

Trabalhador morre após queda de laje em Dourados