Um casal, de 36 e 42 anos respectivamente, morreu eletrocutado, na tarde desta segunda-feira, dia 16 de setembro, em uma propriedade rural localizada em Aparecida do Taboado, município localizado na região Leste de Mato Grosso do Sul, após encostar em uma cerca que estava energizada. O acidente aconteceu durante o trabalho de poda de uma árvore, em que as vítimas não utilizavam os equipamentos necessários, nem possuíam autorização para o serviço.
Conforme boletim de ocorrência, um militar do Corpo de Bombeiros estava na propriedade para controlar um incêndio em vegetação que atingia o local.
Quando se deslocava para a área dos fundos, encontrou um dos funcionários com as mãos na cabeça, apavorado, informando que um casal havia acabado de receber descarga elétrica e que ambos estavam mortos.
Segundo o site Campo Grande News, a mulher estava com um enorme corte na região do pescoço, enquanto o homem estava com o corpo parcialmente carbonizado devido à descarga elétrica. As pessoas em volta foram orientadas a não se aproximarem.
Uma equipe da concessionária de energia da região chegou minutos depois e desligou a rede. O militar informou que no local haviam diversos eucaliptos que estavam sendo cortados e que o galho de um deles encostou na rede de alta tensão.
Com isso, a madeira rompeu dois fios da cerca que divide a propriedade, energizandoo local. A perícia foi acionada e constatou que o incêndio que ocorria na vegetação foi causado pelo rompimento do fio de alta tensão, após a queda de uma árvore.
Devido a uma das testemunhas não ter fornecido informações precisas sobre o ocorrido, os peritos retornaram ao local na manhã desta terça-feira (17), com um drone, que vai ajudar a analisar melhor o local que possa indicar as causas do acidente e das mortes.
O caso foi registrado na delegacia da cidade como morte a esclarecer.
Em nota, a Energisa, concessionária de energia que atua na cidade, reforça a importância de um profissional habilitado para a atuação do serviço de poda de árvores, com o uso indispensável dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Destaca, ainda, que em casos onde haja proximidade ou contato com a rede elétrica, não faça a poda da árvore e entre em contato com a Energisa.