terça, 19 de março de 2024
Dourados
27ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
PARAGUAI

Empresário ligado a futebol é principal suspeito de enviar cocaína à Europa

26 fevereiro 2021 - 19h35Por Carlos Ferraz

Um empresário de 37 anos é o principal suspeito de comandar o esquema bilionário de envio de cocaína do Paraguai para a Europa em latas de tinta de parede. Diego Isaac Benitez Cañete também é ligado ao Olimpia, um dos três principais times de futebol do Paraguai e dono de três títulos da Libertadores.

Na última quarta-feira, dia 24 de fevereiro, 16 toneladas da droga foram apreendidas no porto de Hamburgo na Alemanha e outras sete toneladas no porto de Antuérpia, na Bélgica.

A cocaína apreendida na Alemanha estava em 1.728 latas de 18 litros de tinta da marca Fox Colors, produzida e exportada pela empresa Pinturas Tupá S.A., pertencente a Diego Benitez. Em sua página na internet, a Tupá informa que exporta para a Europa e para o Brasil.

De avordo com o site Campo Grande News, a promotora antidrogas Elva Cáceres confirmou que Diego Benitez está sendo investigado como o principal suspeito de despachar a cocaína escondida nas latas de tinta. Segundo ela, outras três empresas onde ocorreram buscas no mesmo dia da apreensão também pertencem à família de Diego.

Ontem, agentes da Senad (Secretaria Nacional Antidrogas) encontraram 22.230 litros de produto químico usado no refino de cocaína. Os 117 tambores estavam em um galpão da empresa Cartopar S.A, em Mariano Roque Alonso, cidade vizinha de Asunción, a capital do Paraguai.

A Cartopar é uma das subsidiárias da Pinturas Tupá, responsável em fabricar as latas usadas para envasamento da tinta. Apesar de também ser usado na fabricação de tinta, o produto foi apreendido porque estava armazenado de forma irregular.

Elva Cáceres disse que as suspeitas recaem sobre o empresário pelo fato de ser muito difícil que os 13.824 pacotes de cocaína apreendidos na Alemanha tenham sido colocados nas latas de tinta durante a viagem marítima ou no porto de Buenos Aires (Argentina), como alegou a empresa em comunicado oficial, na quarta-feira.

Segundo a promotora, os contêineres saíram do porto de Villeta no Rio Paraguai no dia 13 de janeiro deste ano e a única parada foi no porto argentino. Ontem à noite, Diego renunciou ao cargo que ocupava na comissão diretora do Olimpia.

A Senad e o Ministério Público do Paraguai ainda investigam se as sete toneladas de cocaína apreendidas na Bélgica têm ligação com a rota paraguaia. A droga estava em blocos de madeira que saíram do Panamá, mas o importador das duas cargas foi a mesma pessoa, um holandês de 28 anos que está preso.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

PM e Prefeitura realizam Roda de Conversa na Reserva Indígena
DOURADOS

PM e Prefeitura realizam Roda de Conversa na Reserva Indígena

Com 160 vagas, Funtrab promove Feirão da Empregabilidade
REGIÃO

Com 160 vagas, Funtrab promove Feirão da Empregabilidade

DOURADOS

Cursos de idiomas da UFGD estão com inscrições abertas até quinta

Dourados inicia a terça-feira com queda no preço da carne
COTAÇÃO

Dourados inicia a terça-feira com queda no preço da carne

TEMPO

Terça-feira de sol com aumento de nebulosidade em Dourados

CAMPO GRANDE 

Menina de 10 anos é estuprada por amigo da família enquanto dormia

REGIÃO 

Detran/MS convoca candidatos PCDs para o programa CNH MS Social

CAMPO GRANDE 

Mulher é encontrada morta no quintal de residência toda revirada

EDUCAÇÃO

II Mostra de Programas e Projetos de Extensão da UEMS recebe inscrições

NOVA ANDRADINA

Mulher cede dados bancários a golpista e perde quase R$ 30 mil

Mais Lidas

SOLIDARIEDADE

Em luta contra tumor cerebral, sul-mato-grossense faz "vakinha" para cirurgia urgente

CACHOEIRINHA

Mulher atropelada em Dourados tem uma das pernas amputadas e continua em estado grave

MS

Barco com quatro pessoas afunda durante festival internacional de pesca em Corumbá

PONTA PORÃ

Mulher vai ao hospital e descobre ter feto calcificado há mais de 50 anos