Nesta quarta-feira, dia 22 de janeiro, as equipes fiscalizavam da PRF (Polícia Rodoviária Federal), que atuam no km 612 da BR-163, abordaram um ônibus que fazia a linha Porto Alegre/Santarém. Durante a entrevista policial, dois passageiros, um homem de 24 e uma mulher de 26 anos, demonstraram um evidente nervosismo.
O homem logo confessou que transportava tabletes de maconha consigo, e que eles estavam escondidos em uma mala coberta por um cobertor e almofadas.
Já na Unidade Operacional da PRF, os agentes contabilizaram 20 tabletes, que, somados, totalizaram 15 quilos de maconha. O homem confessou a prática do crime, dizendo que fazia a revenda de droga na cidade onde reside, Nova Mutum, no Mato Grosso. Já a mulher negou envolvimento e disse que era apenas uma conhecida do traficante. Porém, as passagens dos dois foram compradas no mesmo cartão, no mesmo horário e com a mesma numeração de bagagem. Ele disse que os dois eram namorados, mas ela negou.
Os dois foram presos e responderão, em tese, pelos crimes de tráfico de drogas e associação ao tráfico. Eles foram encaminhados, juntamente com o ilícito, para a Polícia Judiciária local.
Logo após, no km 575 da BR 163, próximo à cidade de Bandeirantes, a equipe de policiais rodoviários federais abordaram um ônibus de viagem e encontraram uma mochila com roupas e com quatro tabletes de maconha e 680 gramas de skunk.
À princípio, nenhum passageiro identificou-se como dono da mochila, porém um dos passageiros apresentou um claro nervosismo com a presença policial e acabou confessando ser dele a bagagem. Era um homem de 26 anos. Ele disse que o objetivo era transportar os dois quilos e meio da droga e o skunk até a cidade de Chapadão do Sul, em troca de mil reais.
O homem foi preso em flagrante e encaminhado à Polícia Civil de Bandeirantes, juntamente com a mochila e a droga.
Já em São Gabriel do Oeste, no km 612 da BR-163, os agentes abordaram um Toyota/Corolla, com placas de Juscimeira, Mato Grosso. O motorista, de 24 anos, transportava 50 munições de calibre .22. Questionado, o condutor declarou ter comprado as munições em Ponta Porã, para presentear o pai dele. Ele foi encaminhado com as munições para a Polícia Judiciária local.
Cerca de 2 horas depois, em Coxim, outra equipe abordava uma caminhonete MItsubishi Pajero, com placas de Cuiabá, Mato Grosso, ocupada pelo motorista, de 40 anos, e um passageiro, de 49. O condutor mostrou-se nervoso, e carregava em seus bolsos 51 munições calibre 6,35 mm. Ele confessou aos policiais não possuir documentação para porte das munições, sendo encaminhado para a Polícia Civil em Coxim.
Na madrugada desta quinta-feira (23) em Bandeirantes, os agentes abordaram um veículo GM/Vectra, com placas de Aparecida de Goiânia, Goiás. O motorista, de 43 anos, e a passageira, de 56, transportavam grande quantidade de itens adquiridos no Paraguai, sem documentação fiscal. Foram apreendidos eletrônicos, perfumes, maquiagens, relógios e outros itens.
O veículo, com a carga, foi encaminhado para a Receita Federal em Campo Grande, onde a mercadoria será especificada e avaliada. Os envolvidos foram liberados.