A Polícia Federal, com o apoio da SENAD do Paraguai, deflagrou nesta sexta-feira, 8/12, a Operação Sanctus com o objetivo de desarticular organização criminosa ligada ao tráfico internacional de drogas, a lavagem de dinheiro e a facções criminosas.
Segundo as informações policiais, as investigações tiveram início em outubro deste ano e, com o avanço, foram identificados os líderes da organização criminosa (ORCRIM) sediada em Dourados, cujo comando é exercido por dois irmãos, ambos com histórico de ligação em apreensões de droga e com lideranças de facções criminosas.
A organização age na internalização de droga no país a partir da cidade de Pedro Juan Caballero, no Paraguai, por meio da ocultação de entorpecentes em pneus de caminhões de carga, que, para dissimular o transporte da droga, carrega produtos lícitos até o interior do Paraná e, de lá, para o Rio de Janeiro.
Ainda conforme as informações, os investigados promoviam a lavagem de dinheiro por meio de uma rede de pessoas e empresas, para os quais remetiam e recebiam grandes quantias de valores em espécie por depósitos em terminais de autoatendimento.
Além disso, o esquema conta com a ocultação patrimonial de empresas e imóveis, cuja propriedade formal está em nome de laranjas, testas de ferro e, no caso dos imóveis, em nome de seus antigos proprietários.
A Polícia Federal cumpriu 21 mandados de busca e apreensão e 3 mandados de prisão temporária, todos expedidos pela 3ª Vara da Justiça Federal em Dourados, Campo Grande, Ponta Porã e, Guia Lopes da Laguna no Mato Grosso do Sul, Maricá e Araruama no Rio de Janeiro, Cambé no Paraná, Feliz Natal e Paranatinga no Mato Grosso.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Acordo garante retorno de paraguaios identificados em condições precárias durante trabalho em MS

Família Mattos realiza 34º encontro neste sábado em Dourados

Nolimit City Demo: guia para jogar e entender slots inovadores
Comissão aprova inclusão, no SUS, de reprodução assistida para mulheres com câncer

Volta ao Senado projeto que muda regras de processo tributário

Denúncia anônima leva à prisão de duas mulheres por tráfico

Exportações do agronegócio somam US$ 15,49 bilhões em outubro e registram recorde para o mês

Operações de crédito do BNDES chegam a R$ 230 bilhões

Incrições para seleção de professores temporários na Rede Estadual estão abertas

Deputado Zé Teixeira reivindica melhorias para municípios de MS
Mais Lidas

Para celebrar 20 anos de carreira, banda faz show gratuito em Dourados

Três veículos com mercadorias contrabandeadas são apreendidos

Empresa que fará projeto para construção da Ceasa de Dourados é definida

Operação aconteceu no MS, PR, RJ e MT - Crédito: PF/Divulgação