O clima continua tenso próximo a área onde conflito entre indígenas e produtores rurais deixou feridos na manhã desta sexta-feira (3/1). Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) e Força Tática tentam conter os ânimos no local, às margens da Perimetral Norte.
O Dourados News esteve na região no final da manhã e constatou o atrito entre as partes.
Ataques realizados por indígenas eram respondido pelas forças de segurança.
Bombas de efeito moral e munições não letais foram disparadas pela polícia na tentativa de conter os ânimos dos envolvidos.
Fogo foi ateado em área de pastagem e a Perimetral Norte bloqueada com pedaços de galhos e entulhos pelos indígenas, porém, o tráfego voltou ao normal minutos depois com a intervenção policial.
Um pouco antes, quatro pessoas ficaram feridas após troca de tiros entre seguranças privados que atuam na área e o grupo que tenta ocupar as propriedades rurais.
Três indígenas e um dos seguranças acabaram atingidos.
O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) realizou o transporte até o Hospital da Vida e o quadro de saúde deles é estável.
A reportagem do Dourados News permanece no local acompanhando os fatos.
A área onde ocorreram as ações nesta sexta-feira vem sendo palco de conflitos há mais de um ano.
Indígenas considerados ‘desaldeados’, a maioria de aldeias de outros municípios, reivindicam o local como propriedade, enquanto pequenos sitiantes tentam manter as atividades.
Até o momento não houve qualquer ação da União para se resolver o problema.
Por duas vezes em dezembro, viaturas da Polícia Militar foram danificadas enquanto ocorrências eram atendidas na região.
*Colaborou Hedio Fazan