O DOF (Departamento de Operações de Fronteira) revelou nesta sexta-feira (31) que as apreensões de cigarros contrabandeados cresceram mais de 600% em Mato Grosso do Sul no comparativo entre janeiro de 2019 e o atual. Foram 74 mil pacotes em apenas 15 dias.
Segundo os militares, o resultado é fruto de ação integrada entre Ministério da Justiça e Segurança Pública do Governo Federal e a Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul, por meio da Operação Hórus.
“Com o desencadear desta operação em conjunto, somente nos últimos 15 dias, o DOF apreendeu mais de 74.500 pacotes de cigarro. Nestas ações, três caminhões e três carros foram apreendidos e oito pessoas foram presas envolvidas no contrabando. Durante todo o mês foram apreendidos 85.975 pacotes de cigarro e seis veículos foram apreendidos, sendo três utilitários e três de passeio. Seis pessoas foram detidas”, detalha O DFO.
Para o coronel Marcos Paulo Gimenez, diretor do Departamento, estes resultados estão diretamente ligados a integração entre forças federais e estaduais no combate aos crimes transfronteiriços.
“Através desse trabalho em conjunto temos conseguido otimizar os meios e expandir nossas ações, e, consequentemente, aumentar o número de apreensões desses ilícitos, assim com ampliar nossa presença na fronteira deixando-a cada vez mais segura para nossa população”, pontuou.