Menu
Busca domingo, 09 de agosto de 2020
(67) 99659-5905
DOURADOS

Após discussões, tiros e ‘pedradas’, tensão diminui em área de conflito

03 janeiro 2020 - 16h50Por Wender Carbonari

A situação de confronto aberto iniciada durante a manhã desta sexta-feira (3) na região da Perimetral Norte, em Dourados, entre a avenida Guaicurus e a MS-156, foi controlada durante a tarde após horas de discussões e momentos de tensão.  

Os indígenas chegaram a arremessar pedras contra um veículo de imprensa e viatura do Corpo do Bombeiros. Os bombeiros foram chamados para apagar um foco de incêndio em pastagens próximas da área de conflito durante a manhã de hoje. 

Momentos antes da chegada de representantes da Funai (Fundação Nacional do Índio) por volta das 14 horas, representantes dos grupos indígenas e o comandante da Polícia Militar, que conversavam sobre um possível acordo, tiveram uma discussão no meio da via. 

A maneira abrupta com que um indígena mexia os braços, fez com que os agentes do DOF que acompanham a conversa a uma distância de aproximadamente 20 metros fizessem disparos de arma não letal para dispersar o grupo que se formava e desta forma garantir a integridade do policial. 

Com exceção desta discussão, o que houve durante praticamente toda a tarde foram tentativas da Funai, e das forças policiais entrarem em um acordo com os indígenas para que fosse “reestabelecida a ordem”, de acordo com declarações do tenente-coronel Carlos Silva à imprensa. 

“Viemos atender uma ocorrência de confronto inicialmente entre seguranças particulares de produtores rurais e grupos de indígenas. A polícia chegou no local para fazer a segurança e eles acabaram colocando fogo em alguns locais, chegaram a obstruir a via. Uma equipe do DOF que chegou para nos dar apoio foi atacada”, relatou o comandante da Polícia Militar de Dourados. 

O acesso a Perimetral Norte pela Avenida Guaicurus esteve interditada durante a parte da tarde por policiais da PMR (Polícia Militar Rodoviária). 

Ainda segundo o Comandante, cerca de 20 policiais participaram da ocorrência durante o dia, sendo agentes da Polícia Militar de Dourados, do DOF (Departamento de Operações de Fronteira), além de uma viatura da PMR. 

 

Leia Também

PANTANAL
Após três dias de combate, bombeiros controlam fogo que destruiu 2 mil hectares
TRÁFICO DE DROGAS
Dois são presos em carro com 259,6 kg de maconha na Capital
ECONOMIA
Mato Grosso do Sul apresenta crescimento de 58% em exportação de soja
PMA
Ação conjunta resulta na apreensão de 32 t de sucatas de baterias usadas
BRASIL
Missa no Rio homenageia os mais de 100 mil mortos por Covid-19
CAMPO GRANDE
Homem desmaia e vai parar no hospital após briga por jogo de futebol
PANDEMIA
Vigilância registra infração de medida sanitária preventiva em Cassilândia
ESPORTES
Max Verstappen estraga festa da Mercedes e vence GP dos 70 anos da F1
FUTEBOL
Santos e Bragantino se enfrentam pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro
SAÚDE
Campanha Agosto dourado: mães com Covid-19 devem continuar amamentando

Mais Lidas

DOURADOS
Homicídio ocorreu após madrugada de farra e confusões na Jaguapiru
PANDEMIA
Paciente internado em Dourados morre de coronavírus
DOURADOS
Equipe do Samu se desloca para atender vítima de facadas em bairro
PANDEMIA
Cerca de 90% douradenses diagnosticados com Covid estão recuperados