quarta, 15 de janeiro de 2025
Dourados
25ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397

Zezinho cobra definição sobre projetos aprovados na Câmara

22 fevereiro 2010 - 14h16

O Vereador Zezinho da Farmácia (PSDB), logo após o retorno das atividades legislativa da Câmara Municipal de Dourados, solicitou a promulgação de dois projetos de lei, o projeto n° 062/2009, de sua autoria, que estabelece a obrigatoriedade das agências bancárias instalarem guarda volumes em suas entradas e também o projeto de lei complementar n° 018/2009 de autoria do poder executivo, que altera o Anexo I da Lei Complementar n° 117 de 31 de dezembro de 2007, que em síntese estabelece o reenquadramento funcional e salarial de alguns funcionários fiscais da vigilância sanitária que haviam sido prejudicados em razão de uma lei aprovada anteriormente.
“Estes projetos foram devidamente protocolados na casa, incluídos na pauta, votados e aprovados pelos vereadores, tudo conforme requisitos do processo legislativo, feito isso, foram enviados ao Prefeito para sanção ou veto dentro de um prazo de quinze dias após a mensagem de recebimento do executivo, este prazo venceu em novembro do ano passado, sendo que não ocorreu nem sanção nem veto por parte do executivo, operando-se a sanção tácita”, explicou o Vereador.
Zezinho ressalta a importância do processo legislativo cuja especificidade reside na sua finalidade, qual seja a produção de normas jurídicas pelas casas legislativas, que regularão o próprio direito, uma vez que disciplina outros processos, como o penal, o civil, o administrativo, enfim, “o processo legislativo tem de ser um processo célere e eficaz quanto a produção de normas que beneficiem a população e caso a Presidência da Câmara (Presidente e Vice) não promulgarem um projeto que não foi sancionado nem vetado pelo Prefeito dentro do prazo estabelecido podemos incorrer em improbidade administrativa”, finalizou o Vereador.
Entenda o Processo Legislativo
Em síntese, um projeto de lei possui três fases: introdutória, constitutiva e complementar.
Na introdutória temos a atribuição à alguém ou algum órgão para apresentar projetos de lei. Na fase constitutiva temos a deliberação parlamentar, que tem início com a análise pelas comissões temáticas da Câmara, em seguida a votação em plenário e posteriormente a deliberação do executivo, que poderá sancionar ou vetar o projeto de lei no prazo de quinze dias. Caso seja sancionado, o projeto torna-se lei e passa para a fase complementar, porém, se for vetado, será encaminhado ao legislativo, que votará sobre a manutenção ou derrubada do veto. Se mantido o veto, o projeto é arquivado caso contrário, torna-se lei passando também à fase complementar.
Na fase complementar o Poder Executivo terá um prazo para atestar a existência e a executoriedade da lei, ou como conhecemos doutrinariamente, promulgá-la. Devendo ainda dar notoriedade e torná-la obrigatória através de sua publicação no Diário Oficial, sendo observado o "vacatio legis" caso exista.
De acordo com a Lei Orgânica e o regimento interno da Câmara de Dourados, assim que o projeto de lei é aprovado pela Câmara e chega ao Executivo, o prefeito tem 15 dias para sancionar a lei. A sanção tácita de um projeto de lei se dá quando, passado esse prazo, o chefe do Executivo não o sanciona nem o veta. É preciso ainda promulgar a lei depois da sanção. Caso o Prefeito Municipal não o faça dentro de 48 horas, cabe ao Presidente do Legislativo promulgá-la.

Deixe seu Comentário

Leia Também

BRASIL

Nova PEC da Segurança reforça autonomia de governadores

REGIÃO 

Homem vai à polícia após ter cheque adulterado para R$ 7 mil

CORUMBÁ

Recadastramento obrigatório de servidor começa nesta quarta-feira

PONTA PORà

Motociclista de 49 anos é raptado à luz do dia na fronteira

TURISMO

Voos internacionais: Brasil bate recorde com 24 milhões de passageiros

CAMAPUÃ

Acidente envolvendo caminhonete mata duas pessoas na BR-060

CINEMA

Filme 'Ainda Estou Aqui' é indicado ao BAFTA, o 'Oscar britânico'

Jovem sul-mato-grossense morre atropelada por ônibus no Paraná

JUDICIÁRIO

PGR se manifesta contra viagem de Bolsonaro para os EUA

PIRATININGA

Ladrão é amarrado após tentar fugir de padaria sem pagar

Mais Lidas

DOURADOS

Azul deve ser primeira a operar em Dourados após homologação da pista do Aeroporto

FRONTEIRA

Irmãos são encontrados mortos às margens de estrada vicinal

DPVAT

Acusado de se apropriar de dinheiro do seguro de cliente em Dourados é condenado 

LEI SANCIONADA

Parque dos Ipês ganha novo nome para homenagear primeiro arquiteto de Dourados