A 14ª edição Festa da Lingüiça, tradicional evento beneficente realizado pelo Rotary Clube de Maracaju, desde 1994, tem início nesta sexta-feira, dia 25 de abril e encerramento no domingo (27), no Parque de Exposições Libório Ferreira de Souza.
A festa reúne milhares de pessoas de várias artes do Brasil. Caravanas se organizam em excursões para prestigiar a festa, que é hoje um dos maiores eventos gastronômicos de Mato Grosso do Sul na atualidade.
O presidente do Rotary Clube, Natalino Luiz Gritti declarou que todas as providências para que o evento aconteça e garanta sucesso foram tomadas. “Parceiros e a comunidade de Maracaju estão preparados para receber bem os visitantes”, disse.
Segundo a coordenação da festa, estão confirmadas as presenças de autoridades do meio político, entre eles o deputado estadual Ary Rigo (PDT), que foi parceiro nos anos anteriores. O primeiro secretário da Assembléia Legislativa destacou esta semana a importância do evento para Maracaju, pois “além de movimentar a cidade, a economia local, tem como objetivo principal fazer filantropia”.
Também deverão prestigiar a festa o governador André Puccinelli (PMDB), senadora Marisa Serrano (PSDB), deputado federal Waldemir Moka (PMDB) e deputados estaduais Reinaldo Azambuja (PSDB) e Zé Teixeira (DEM).
Natalino Gritti declarou ao Diário MS que o Rotary Clube conquistou apoio do governo do Estado e parcerias com outras entidades e, ainda, da Prefeitura de Maracaju.
A lingüiça de Maracaju ficou conhecida pela forma que moradores antigos do município criaram para armazenar a carne bovina, de primeira. Nas grandes carneadas, há quase um século, quando não existia tecnologia, a carne era cortada em cubos, temperada e, com a tripa do próprio boi, enchia manualmente e colocada para secar. Fabricada 100% artesanalmente, ainda nos dias de hoje a lingüiça de Maracaju se tornou singularidade, por manter as qualidades e garantir o sabor da mesma lingüiça confeccionada anos atrás.
De acordo com o presidente do Rotary, serão confeccionados cerca de 20 mil quilos de lingüiça e a responsabilidade de produção é da Casa de Carne Novilho de Ouro, que já iniciou o processo de fabricação. Todo produto é orientado e fiscalizado pela secretaria municipal de saúde/vigilância sanitária.
O comércio autorizado a vender o produto também se prepara, com estoques de lingüiça para venda in natura para os visitantes e as pessoas que eventualmente queiram adquirir o produto. Para garantir que a lingüiça de Maracaju é fabricada no município, os pontos de vendas têm que estar identificados com o selo de garantia fornecido pelo município. Os convites do almoço já estão disponíveis nos principais pontos de venda da cidade e, também, no Rotary Clube de Maracaju.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Nanoempreendedor não precisa de CNPJ nem emitir nota eletrônica

Trio é condenado por transporte e importação ilegal de agrotóxico

Dólar sobe e fecha a R$ 5,13 após pesquisa eleitoral; Ibovespa recua

Desconhecidos invadem casa e ameaçam de morte mulher com bebê no colo

Keliana cita várias pautas por uma vaga no Congresso

Homem é preso com quase 60 quilos de drogas em área rural

Morador é condenado a indenizar vizinho por ofensas de cunho racial

Paixão: marido declara amor após ser esfaqueado pela esposa

Governo sanciona leis que criam e reestruturam fundos para a Justiça

Homem perde R$ 280 mil em golpe do falso funcionário de banco
Mais Lidas

Leonardo DiCaprio e amigos se hospedam em fazenda no Pantanal

Uems abre inscrições para processos seletivos com mais de 1,3 mil vagas

Dourados deve ter tempestade na sexta, instabilidade no fim de semana e sol no feriado
