Menu
Busca sexta, 23 de julho de 2021
(67) 99257-3397

Workshop incentiva participação de MS em edital de Inovação Tecnológica

24 julho 2007 - 14h43

Instituições científicas, tecnológicas públicas ou privadas, de ensino ou pesquisa pública participam do Workshop de Lançamento do Edital Sebrae/Finep 2007, no dia 31 de julho, a partir das 8 horas, no Sebrae/MS em Campo Grande, situado à Avenida Mato Grosso 1661.

O evento, realizado pela parceria entre Sebrae, Fiems, Fundect e Finep, visa orientar os participantes para a compreensão da dinâmica de apresentação e análise de projetos de Inovação Tecnológica voltados às micro e pequenas empresas, inseridas em Arranjos Produtivos Locais – APLs ou que atuem nos setores considerados prioritários pela Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior (PITCE) do Ministério de Desenvolvimento, Industria e Comércio (MDIC).

Pela manhã, será realizada palestra de apresentação do edital, com o consultor da Finep, no Rio de Janeiro, Renato Jevoux, e, a partir das 14 horas, atendimento individual sobre dúvidas, questionamentos e elaboração de projetos.

De acordo com Jevoux, o maior interesse é aumentar a participação de estados, como Mato Grosso do Sul, que tiveram baixo índice de participação com projetos nos editais anteriores. “Existem muitas falhas na preparação de projetos porque as equipes não se atêm às exigências básicas listadas no edital e aos critérios de avaliação de mérito”.

Dentre as exigências, de acordo com o consultor, é que os projetos tenham intenção clara de implementar estratégias empresariais, como inserção de produtos ou processos inovadores nas pequenas empresas.

Em Mato Grosso do Sul, dos sete projetos apresentados no ano passado apenas um teve aprovação. A intenção, de acordo, com Rodrigo Maia, consultor do Sebrae/MS, é dar oportunidade para que as instituições científicas e tecnológicas aprimorem seus projetos aumentando as chances de aprovação.

Etapas – a partir da data de lançamento do edital 2007, as instituições de pesquisa terão dois meses para a preparação de projetos. Neste primeiro momento, o edital fará chamada para a Linha 1, que é de projetos voltados aos pequenos negócios em arranjos produtivos, com aporte de R$ 18 milhões.

Na seqüência, a Linha 2, terá 8 milhões para investimento em projetos voltados para setores prioritários pela Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior (PITCE) do Ministério de Desenvolvimento, Industria e Comércio (MDIC).

Este ano, de acordo com Jevoux, será lançada uma terceira linha, até outubro, com recurso de R$ 10 milhões, com o intuito de oferecer oportunidade aos estados com baixo desempenho em participação de projetos.

Serviço – O Workshop de Lançamento do Edital Sebrae/Finep 2007 acontece das 8h às 12h e das 14h às 18h, nas salas de treinamento 1, 2 e 3 do Sebrae/MS em Campo Grande.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Com auxílio de câmeras, suspeito de roubo em posto de combustível é preso
POLÍCIA
Com auxílio de câmeras, suspeito de roubo em posto de combustível é preso
IMUNIZANTE
Fiocruz libera mais 3,8 milhões de vacinas contra covid-19 para o PNI
VIOLÊNCIA
Homem é baleado por pistoleiros em cidade da fronteira com Paraguai
Suspeito de disparos com arma de fogo é preso pela polícia civil
ARAL MOREIRA
Suspeito de disparos com arma de fogo é preso pela polícia civil
APREENSÕES
TJ/MS anuncia abertura de leilões com 77 lotes de veículos e sucatas
FUTSAL
Novato de MS quer surpreender na Taça Brasil e encara o atual campeão na estreia
POLÍCIA
Após perseguição, polícia apreende três veículos com produtos de contrabando e descaminho
POLÍCIA
Em meia hora, dois são presos por violência doméstica
ALERTA
Golpista usa nome de secretário de saúde para arrecadar fundos em falso jantar
COTAÇÃO
Dólar fecha próximo da estabilidade nesta sexta-feira

Mais Lidas

DOURADOS
Onda de frio vai embora e previsão é de termômetros acima de 30ºC
DOURADOS
Polícia fecha 'boca' na Cachoeirinha e quatro são levados à delegacia
UTILIDADE PÚBLICA
Manutenção: onze bairros podem ficar sem água em Dourados; confira a lista
VIAS DE FATO
Confusão entre "trisal" resulta em agressão e envolvidos vão parar na delegacia