Menu
Busca segunda, 18 de outubro de 2021
(67) 99257-3397
ECONOMIA

Volume de serviços cai 0,9% em MS em julho e reflete perdas na pandemia

11 setembro 2020 - 17h30Por Gizele Almeida

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou nesta sexta-feira (11), levantamento mostrando que, em julho, o volume de serviços caiu 0,9%. A queda ocorreu após resultado positivo em junho (1,5%).

Anteriormente aos meses citados (junho e julho), Mato Grosso do Sul havia apresentado três meses consecutivos de quedas entre março e maio, período em que acumulou perda de 9,6%.

Apesar do mais recente resultado ser negativo, o IBGE cita que Mato Grosso do Sul, apresenta a 5ª menor variação de volume de serviços no acumulado do ano, sendo a menor variação, no estado de Rondônia (3,9%) e maior, Alagoas (-19%). O instituto ressalta ainda que o menor impacto negativo se deve ao bom desempenho do agronegócio no estado de MS.

No acumulado do ano, Mato Grosso do Sul apresenta variação de -4,0% e o acumulado dos últimos 12 meses de -0,4%.

O levantamento constatou que os dados nacionais apresentaram um avanço no volume de serviços em julho, com uma variação de 2,6%, na comparação com junho, no Brasil. 

Cenário nacional 

Foi constatado que das 27 unidades da federação, 20 obtiveram expansão no volume de serviços. Entre os locais com resultados positivos, São Paulo (1,6%) e Rio de Janeiro (3,3%) registraram os principais avanços. Outras contribuições positivas relevantes vieram do Rio Grande do Sul (3,5%) e do Distrito Federal (5,2%). Já os estados do Ceará (-2,5%) e Bahia (-0,9%) tiveram os principais impactos negativos.

Na avaliação do IBGE, o setor de serviços avançou 2,6% na passagem de junho para julho, segunda taxa positiva seguida em que acumula um ganho de 7,9% nos meses de junho e julho. O resultado ocorre após uma sequência de quatro taxas negativas (entre fevereiro e maio), período em que acumulou uma perda de 19,8%. Na comparação com julho de 2019, o volume de serviços recuou 11,9%, quinta taxa negativa seguida. No acumulado dos primeiros sete meses de 2020, houve recuo de 8,9%. Em doze meses, o volume de serviços caiu 4,5%. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada hoje (11) pelo IBGE.

“O avanço de 2,6% não foi suficiente para eliminar as perdas observadas entre fevereiro e maio. Vale destacar que o efeito da pandemia propriamente dito ocorreu entre março e maio. O resultado negativo de fevereiro ainda não era decorrente das medidas de isolamento social e sim uma acomodação do setor de serviços frente ao avanço do final de 2019. As perdas da pandemia entre março e maio somam 19,8%”, explica o gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo.

Ele esclarece que, diferentemente da indústria e do comércio que vêm apresentando uma recuperação mais rápida, o setor de serviços devido à heterogeneidade ou ao peso de 70% que representa na economia – no caso das atividades investigadas na pesquisa, cerca de 30% do PIB – tem apresentado uma recuperação mais lenta, sobretudo nas atividades que envolvem atendimento presencial.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Homem é preso usando simulacro de arma de fogo para ameaçar vítima
REGIÃO
Homem é preso usando simulacro de arma de fogo para ameaçar vítima
Comissão debate a criminalização de práticas preconceituosas por agentes de segurança
DIREITOS HUMANOS
Comissão debate a criminalização de práticas preconceituosas por agentes de segurança
Idoso é espancado e tem carro roubado por bandidos
REGIÃO
Idoso é espancado e tem carro roubado por bandidos
Escola Joaquim Gonçalves Ledo terá reforma geral
EDUCAÇÃO
Escola Joaquim Gonçalves Ledo terá reforma geral
REGIÃO
Homem é preso suspeito de furtar televisores e notebooks de colégio
REGIÃO
Gestante é esfaqueada por atual mulher de ex-marido na fronteira
DOURADOS
Soldados da PM recebem treinamento de defesa pessoal
EVENTO
7ª edição da Semana Espírita de Dourados começa nesta terça-feira
REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Dois Ceims suspendem atividades por falta de energia em Dourados
CORUMBÁ
Polícia intervém em briga generalizada que envolvia até menor

Mais Lidas

TRAGÉDIA
Bombeiros encontram mais três corpos e número de mortos em naufrágio chega a seis
ROMA I
Acusados de estupro, mãe de menor e jovem responderão processo em liberdade
DOURADOS
PMA prende e autua dois pescadores em R$ 2,6 mil
DOURADOS 
Cidade não tem desabrigados, mas tempestade afetou dezenas de casas na periferia