Menu
Busca sábado, 26 de setembro de 2020
(67) 99659-5905
Saúde e Bem-estar

Você tem cuidado da sua gengiva?

24 fevereiro 2020 - 08h09Por Uniodonto

Muitas pessoas não cuidam bem da saúde bucal, pois pensam que tudo se resume em apenas escovar os dentes. Mas é preciso entender que esses cuidados vão muito além de apenas não ter caries nos dentes, temos que cuidar também da gengiva e das estruturas que garantem o suporte dos dentes, área que é tratada pela Periodontia.

 

A Periodontia é a área que é especializada em cuidar desses tecidos, ela além de prevenir diversos problemas bucais faz o tratamento de doenças específicas da gengiva.

Vamos conhecer melhor o que é de fato essa especialidade odontológica tão importante para a nossa saúde bucal.

O que é periodontia?

 
A periodontia é uma especialidade da odontologia direcionada para a prevenção, diagnóstico e tratamento de condições que acometem os tecidos de sustentação dos dentes, ou seja, as gengivas, ligamento periodontal e ossos alveolares. 

Essa área busca a prevenção de doenças e também a manutenção da saúde bucal. Ela consiste em um ‘alicerce’ na odontologia; por isso, o ideal é que, antes de iniciar qualquer tratamento odontológico, o paciente seja encaminhado ao periodontista.

O dentista dessa área não realiza seu trabalho diretamente no dente, mas nas estruturas que estão ao seu redor, prevenindo problemas que podem afetar o elemento dental que está sadio. É, portanto, uma especialidade fundamental para manter a boca saudável.

Quais os tratamentos realizados por essa especialidade?

A periodontia se volta, basicamente, para 3 situações. Veja a seguir.

Periodontia clínica

É direcionada para a prevenção de problemas bucais, por meio de procedimentos como a profilaxia dentária profissional, e para o tratamento de doenças periodontais, como a gengivite e periodontite.

A gengivite é a inflamação das gengivas, deixando esses tecidos sensíveis, vermelhos e sangrando com facilidade. A pessoa sente dor e pode se deparar com sangramentos ao morder uma maçã ou durante a escovação, por exemplo. Geralmente, surge em decorrência de uma higienização bucal ineficiente, principalmente quando a pessoa não tem o hábito de usar o fio dental. Com isso, os restos de alimentos ficam retidos entre os dentes e na linha da gengiva, ou seja, um prato cheio para as bactérias.

Já a periodontite é um estágio avançado da gengivite. É uma condição mais séria, pois a infecção ocorre nos tecidos que fazem a sustentação e fixação dentária. Caso não tratada, a doença pode levar à perda do dente.

Periodontia médica

É uma atuação relacionada às condições sistêmicas presentes ou agravadas pela presença da doença periodontal, como:

  • Diabetes mellitus;
  • Aterosclerose;
  • AVC;
  • Alzheimer;
  • Tabagismo;
  • Gravidez. 

Periodontia estética

É a área voltada para as cirurgias no tecido gengival e ósseo, que têm como finalidade melhorar a estética periodontal (estética rosa) do paciente. São as chamadas cirurgias plásticas periodontais, como a de sorriso gengival e de recobrimento radicular.

O sorriso gengival, por exemplo, é uma situação em que a pessoa tem uma gengiva muito grande, que chega até mesmo a recobrir os dentes quando ela sorri, gerando, assim, prejuízos estéticos.

Quando procurar um periodontista?

A visita ao periodontista deve ser feita a cada seis meses para prevenção e manutenção da saúde bucal. Nas consultas de check-up com esse especialista, são realizadas uma avaliação bucal geral, uma limpeza completa (profilaxia) e a aplicação do flúor.
 
Se houver a presença de tártaro — que é quando a placa bacteriana não é retirada e fica endurecida na superfície dental —, é feita a raspagem periodontal. Seu objetivo é remover o tártaro e, desse modo, prevenir a inflamação nos tecidos que garantem a sustentação do dente.

Gengivite e periodontite

Além das consultas preventivas, o especialista deve ser procurado sempre que houver um sinal clínico de presença de doença periodontal, como o sangramento da gengiva durante a higienização bucal.

O problema é que muitas pessoas não dão importância para a gengivite; por isso, a doença, frequentemente, avança para a periodontite — quadro infeccioso caracterizado pelo mau hálito, surgimento de bolsas de pus no tecido, sangramentos, sensibilidade e gengivas retraídas. Pode, ainda, provocar o amolecimento dos dentes, levando à sua perda.

Nesse caso, o tratamento inclui, além da raspagem, uma técnica chamada de alisamento radicular — que é feita na raiz dentária para diminuir a inflamação e também para garantir uma melhor cicatrização na região.

É importante destacar que nem sempre os sintomas que afetam os tecidos que fazem a sustentação dos dentes e sua fixação ao osso são visíveis; por isso as consultas regulares com o periodontista são tão importantes.

Quer receber mais informações a respeito dessa especialidade odontológica e dos tratamentos realizados? Entre em contato com a equipe da Uniodonto de Dourados e receba todos os esclarecimentos!

Venha para Uniodonto você também.

Fone (67) 3422-3577

Facebook

Instagran

Linkedin 

Whatsapp

Nosso Site: http://uniodontodourados.com.br/

Leia Também

MARACAJU
Menina procura a avó e diz que foi obrigada a ver filmes pornográficos
CRISE AMBIENTAL
Papa cita na ONU 'perigosa situação da Amazônia e dos indígenas'
TAQUARUSSU
Ambiental autua quatro em R$ 8,4 mil e apreende 139 quilos de pescado
UEMS
Abertas inscrições para seleção de docentes temporários na área de Letras
TRÁFICO
Casal morador em Ponta Porã é preso com maconha em Minas Gerais
SAÚDE
Setembro Verde: Central de Transplantes realiza live no próximo domingo
POLÍCIA
“Ordem do presídio”, diz ladrão de 17 anos que atirou em caminhoneiro
FUTEBOL
STJD indefere pedido e confirma Palmeiras e Flamengo para domingo
MEIO AMBIENTE
Polícia desmonta acampamento, apreende arma e munição e evita caça ilegal
RIO DE JANEIRO
Lava Jato denuncia Wassef e mais 4 por peculato e lavagem de dinheiro

Mais Lidas

POLÍCIA
Caminhoneiro de Dourados morre ao capotar na serra de Maracaju
PANDEMIA
Novo decreto diminui toque de recolher e libera venda de bebidas em bares até as 23h
PROSSEGUIR
Governo atualiza mapa da Covid e Dourados volta para "bandeira vermelha"
PONTA PORÃ
Polícia apreende comboio com contrabando avaliado em R$ 1 milhão