Menu
Busca terça, 07 de julho de 2020
(67) 99659-5905
SAÚDE & BEM - ESTAR

Você tem bruxismo? Saiba quais causas e como preveni-las

29 junho 2020 - 08h50Por Uniodonto Dourados

Na correria do dia a dia quando chegamos em casa o que mais queremos é relaxar e dormir. Mas já parou para pensar o que acontece com seu corpo quando estamos dormindo? Difícil saber, não é mesmo? Por isso, muitas pessoas não sabem que sofrem de bruxismo.

“Há oito anos eu percebi que meus dentes estavam com quebradinhos e eu sentia muita dor de cabeça, ainda sem saber do que se tratava, quando eu fui ao dentista ele me falou que eu estava com bruxismo” relatou o empresário Lauro Pereira de 27 anos.


Mas o que é bruxismo? É um transtorno em que o indivíduo aperta ou range os dentes, de forma involuntária ou semivoluntária, durante o sono (bruxismo noturno) ou acordado em situações de estresse (bruxismo em vigília).
Por meio da diferenciação de tipos pode-se identificar a origem e causas do problema bem como o tratamento adequado. Enquanto o bruxismo em vigília é mais relacionado ao estresse, ansiedade ou uso de medicações, o bruxismo noturno é considerado um distúrbio de movimento relacionado ao sono, que pode ser desencadeado também pelo uso de medicamentos, por distúrbios neurológicos ou alterações respiratórias (como apneia).

 

Lauro diz que as vezes range os dentes quando está estressado “é muito raro, mas quando eu estou muito nervoso ou preocupado também tenho bruxismo, só que é mais comum durante a noite”, revelou ele.

Segundo a técnica, o diagnóstico do bruxismo é clínico. “O ranger de dentes pode ser relatado por pessoas que moram com o paciente, no caso do bruxismo do sono. No caso do bruxismo em vigília, é o próprio paciente quem diz ao dentista que fica com os dentes encostados ou apertados”, destaca.

Entre alguns fatores prejudiciais do bruxismo está a qualidade de vida do paciente. Principalmente por alguns sintomas e sinais como: dores no pescoço, mandíbula e músculos da face; dor de cabeça; cansaço; alterações no sono; desgastes dentários; sensibilidade; amolecimento dos dentes, estalos ao abrir e fechar a boca, entre outro.

Diagnóstico

Quanto ao diagnóstico profissional pode-se observar desgaste dentário, fratura de restauração ou de dente, língua marcada pelos dentes e/ou linha branca na parte interna da bochecha. Além disso, o bruxismo noturno pode ser um sinal relacionado a apneia do sono e pode apresentar desgastes dentários ainda mais severos.

Tratamento

O controle do bruxismo depende do grau de seriedade e deve ser feito em conjunto entre dentistas, médicos e psicólogos. Entre as formas de tratamento para o bruxismo, é comum a indicação de uso de placas estabilizadoras, medicamentos, acupuntura.
O Sistema Único de Saúde oferta o procedimento denominado “Placa Oclusal”, um dispositivo confeccionado de forma individualizada, em resina acrílica, que se encaixa entre as arcadas dentárias. O objetivo deste aparelho é controlar as forças que agem no sistema mastigatório, promover alívio dos sintomas de Disfunção Temporomandibular (DTM) e proteger os dentes da atuação de cargas traumáticas adversas provenientes de hábitos parafuncionais.


Entre em intacto e confira os planos odontológicos da Uniodonto Dourados.

Fone (67) 3422-3577

Nosso Site 

Facebook

Instagran 

Linkedin 

Whatsapp

 

 

 

Leia Também

BRASIL
Inscrições para o Sisu começam nesta terça
CORUMBÁ
Empresa de alimentos é condenada por erro em emissão de nota fiscal
ECONOMIA
Em recuperação, faturamento da indústria cresce 11,4% em maio
MATERNIDADE
HU orienta sobre exame no recém-nascido durante o período de pandemia
ECONOMIA
Saldo da balança comercial de MS no 1º semestre cresce 28,27% e chega a US$ 1,99 bilhão
DOURADOS
MPF e MPT recomendam que hospital acelere abertura de novos leitos de UTI
RIO DE JANEIRO
Helicóptero de pequeno porte cai na Baía de Guanabara
PARANAÍBA
Carro furtado é recuperado abandonado em avenida
POLÍCIA
Homem é executado com cinco tiros em comércio de Coxim
NIOAQUE
Motorista bêbado é preso após tentar fugir de abordagem policial

Mais Lidas

DOURADOS
Antes do crime, homem que matou secretário havia sido demitido por não usar máscara
DOURADOS
Acusado de matar secretário em Dourados acaba preso em barreira sanitária
DOURADOS
Carro que atingiu ciclista pega fogo após bater em árvore ao lado de Avenida
DOURADOS
Adolescente pilota moto embriagado e tio morre após queda na Coronel Ponciano