Após vencer, no domingo, a 10ª Copa América de Ciclismo, a atleta Luciene Ferreira, de 24 anos, comentou hoje em Campo Grande a vitória na prova, realizada no autódromo de Interlagos, em São Paulo, abrindo o calendário esportivo da categoria em 2010. Luciene já havia vencido a Copa da República, no dia 20 de dezembro, em Brasília (DF), repetindo a boa fase na Copa América com seu primeiro título na competição. Durante entrevista coletiva na Fundação Municipal de Esporte, ela contou o segredo do bom desempenho.
"Sempre fui uma atleta de marcação e isso me afastava das vitórias. Agora, resolvi atacar e ir para o tudo ou nada, e isso deu certo", revelou a atleta, que descansará por dez dias antes de reiniciar os treinos visando as demais competições da temporada. A ciclista completou as seis voltas da Copa América em 46min32s e derrubou a hegemonia da família Fernandes, que venceu as outras nove edições da competição.
Luciene iniciou sua carreira em Coxim, aos 13 anos, com o incentivo dos irmãos, que também são ciclistas. Disputou sai primeira competição com uma “Bike” emprestada, sendo campeã municipal em 1999. Em seguida, veio para Campo Grande e começou a correr em duas equipes – Bike e Gilmar Bicicletas –, disputando competições fora do Estado.
Em meados de 2004, foi convidada pela equipe de São Caetano e venceu o Torneio de Verão.Hoje, Luciene diz que seu maior obstáculo é o incentivo, assim como na maioria das modalidades esportivas.O deputado estadual Júnior Mochi (PMDB), seu primeiro incentivador como prefeito de Coxim, lembrou que o Estado incentiva o esporte de forma genérica, mas não investe no esporte de competição.
Ele acredita que as importantes conquistas de Luciene, atleta com preparo para competições internacionais, possam abrir os caminhos para investimentos no esporte de competição em Mato Grosso do Sul.