Menu
Busca domingo, 28 de fevereiro de 2021
(67) 99257-3397

Veja dicas para usar álcool em gel com segurança

18 agosto 2009 - 10h52

Nesta semana, milhões de estudantes voltam às aulas e a grande preocupação de pais e escolas é evitar a contaminação com o vírus da nova gripe.

Por conta disso, o álcool em gel para limpar as mãos virou item básico do material escolar. No entanto, a utilização do produto requer cuidados, de acordo com especialistas consultados pelo G1. Veja abaixo as recomendações.




DICAS PARA USAR O ÁLCOOL GEL COM SEGURANÇA
Quantidade do produto
- Não usar em grande quantidade para não ressecar a pele. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o equivalente a "um grãozinho de ervilha" para as duas mãos é suficiente.
Número de aplicações
- Usar muitas vezes ao dia pode ressecar a pele, mesmo quando o produto tiver hidratante. O ideal é aplicar o álcool em gel quando as mãos estiverem sujas ou contaminadas - após espirrar ou assoar o nariz, por exemplo.
Lavar as mãos
- Sempre que possível, é aconselhável trocar o álcool em gel pelo sabonete, de preferência, de glicerina, que agride menos a pele.
Hidratação da pele
- Para evitar que a pele fique ressecada pelo uso do álcool em gel, é aconselhável aplicar creme para mãos de três a quatro vezes por dia.
Álcool para limpeza
- Especialistas divergem sobre o uso de álcool em gel para limpeza nas mãos.
A Sociedade Brasileira de Dermatologia e o Instituto da Criança do Hospital das Clínicas de São Paulo dizem que pode ser usado se for álcool puro, sem outros detergentes. A Sociedade Brasileira de Infectologia e a Associação Brasileira da Indústria de Produtos de Limpeza, porém, dizem que o álcool para limpeza deve ser aplicado somente em utensílios e superfícies.
Ingestão
- O álcool gel não pode ser ingerido porque é altamente tóxico. No entanto, não é prejudicial se uma criança, por exemplo, levar a mão à boca após aplicar o produto.
Proteção
- O álcool em gel elimina bactérias que estão nas mãos, mas não as protege de novas contaminações.
Percentual de álcool
- O mais indicado é a solução com 70% de álcool e 30% de água, afirmam os médicos.
Álcool líquido
- Especialistas afirmam que a solução líquida não deve ser usada para higiene da mão por ser inflamável e ressecar a pele. Não é aconselhável também misturar o álcool líquido com água porque, segundo os especialistas, produtos químicos não podem ter sua composição alterada.
Fonte: Associação Brasileira da Indústria de Produtos de Limpeza e Afins (Abipla), Instituto da Criança do Hospital das Clínicas de São Paulo, Sociedade Brasileira de Dermatologia e Sociedade Brasileira de Infectologia


Pele ressecada
Médicos dizem que o uso em excesso do álcool em gel pode ressecar a pele, especialmente das crianças, que são mais sensíveis.

"O álcool gel irrita menos a pele do que o líquido e tem um poder de limpeza. Não é esterilização, mas proporciona uma higienização adequada. Mas têm algumas pessoas que são mais sensíveis e o uso em excesso pode ressecar a pele", destaca Célia Kalil, diretora da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Célia diz que, sempre que possível, é indicado trocar o álcool em gel pela lavagem tradicional das mãos. "O sabonete de glicerina para a pele é melhor porque agride menos. Em todos os casos, é preciso lembrar de enxaguar bem as mãos, para o excesso de sabonete não irritar a pele."

Produto de limpeza na mão?
Segundo a dermatologista, o álcool gel indicado para limpeza também pode ser usado nas mãos, desde que com ponderação. "Só não pode usar inadvertidamente. Não faz mal, mas o exagero pode prejudicar. É como água: faz bem, mas se você tomar 10 litros de uma vez vai passar mal."

O pediatra e toxicologista Anthony Wong, do Instituto da Criança do Hospital Clinicas de São Paulo, concorda: "É possível usar o álcool gel para limpeza na mão, desde que a solução não tenha outros detergentes".

A Associação Brasileira da Indústria de Produtos de Limpeza e Afins (Abipla) afirma, no entanto, que não é recomendado o uso dos produtos de limpeza na pele.

"A preocupação é de que se use cada álcool para a finalidade adequada. O álcool de supermercado deve ser usado para limpar superfícies e utensílios e não na mão. Embora o álcool gel não seja um produto inflamável, é importante seguir o modo de usar recomendado na rotulagem do produto", diz Maria Eugênia Saldanha, diretora-executiva da Abipla.


Ingestão do produto
O pediatra Wong alerta que, em qualquer caso, é preciso cuidado para evitar a ingestão. "A toxibilidade do álcool é alta, não foi feito para ingerir. É claro que se passar um pouco na mão e a criança levar à boca não vai fazer mal até porque o álcool evapora rápido, mas não pode tomar grande quantidade", esclarece.


Proteção
Wong explica ainda que o álcool em gel serve apenas para limpar a mão que já está suja, mas não protege a contaminação futura. "A mãe não deve se iludir achando que ao passar álcool gel o filho está protegido. Não é verdade. A ação antisséptica do álcool é fugaz. Depois que o álcool evapora, a pessoa já está sujeita a nova contaminação."

A infectologista Thais Guimarães, da Sociedade Brasileira de Infectologia, diz que o álcool em gel é tão eficaz para limpar mãos quanto água com sabão. "É tão eficaz quanto. Além de ser mais prático."

Deixe seu Comentário

Leia Também

Prouni abre inscrições para lista de espera nesta segunda-feira
EDUCAÇÃO
Prouni abre inscrições para lista de espera nesta segunda-feira
Repórter fotográfico de MS morre vítima do coronavírus
PANDEMIA
Repórter fotográfico de MS morre vítima do coronavírus
Dourados figura com 82% de ocupação dos leitos de UTI/SUS para Covid-19
PANDEMIA
Dourados figura com 82% de ocupação dos leitos de UTI/SUS para Covid-19
ESPORTE
Campeonato Gaúcho: Internacional estreia contra Juventude na segunda
Em meio a pandemia, polícia encerra "rave" com mais de 500 pessoas em MS
FISCALIZAÇÃO
Em meio a pandemia, polícia encerra "rave" com mais de 500 pessoas em MS
DOURADOS
Homem é preso após ameaçar ex-companheira e o seu atual
BRASIL
Animais especiais resgatados em Brumadinho aguardam adoção responsável
SAÚDE
Sejusp e Hospital do Amor firmam parceria em benefício de servidores
TRÁFICO DE DROGAS
Jovem é flagrada carregando drogas em ônibus
ENCHENTE
Governo do Acre inicia atendimentos médicos a desabrigados

Mais Lidas

DOURADOS 
Mulher é esfaqueada na região central e encaminhada ao HV em estado grave
DOURADOS 
Mulher que esfaqueou rival é autuada em flagrante por tentativa de homicídio
DOURADOS 
Mulher é presa após furtar residência no Altos do Indaiá
ITAQUIRAÍ
Acusado de matar homem com tiro na nuca diz que vítima ameaçava ex