Menu
Busca sábado, 15 de maio de 2021
(67) 99257-3397

Veja dicas para aliviar a ressaca após o Carnaval

09 março 2011 - 11h47

Comer bem, alternar a bebida com copos de água, escolher opções com menor graduação de álcool e, principalmente, evitar exageros são alguns conselhos comuns para quem vai enfiar o pé na jaca no Carnaval. Mas, infelizmente, nem todo mundo consegue manter o controle durante a folia. A consequência é a famosa ressaca na quarta-feira de Cinzas.

O excesso de álcool tem um efeito tóxico sobre o organismo: acelera batimentos cardíacos, causa desidratação, sobrecarrega o fígado e irrita as mucosas do estômago e do esôfago, entre outros efeitos. É esse prejuízo o responsável pelos sintomas do "dia seguinte": boca seca, náusea, vômito, diarreia e uma dor de cabeça insuportável.
Veja algumas dicas para aliviar o mal-estar:

Tome muita água: a medida é fundamental porque o álcool tem efeito diurético e causa desidratação. Além disso, a hidratação ajuda a diluir os componentes da bebida que irritam o estômago. O ideal é beber água antes, durante e depois da bebedeira. Getty ImagesTome muita água: a medida é fundamental porque o álcool tem efeito diurético e "seca" o organismo. Além disso, a hidratação ajuda a diluir os componentes da bebida que irritam o estômago. O ideal é beber água antes, durante e depois da bebedeira.

Cuidado com a automedicação: se você está acostumado a usar algum remédio para dor de cabeça ou antiácido receitado pelo médico, provavelmente não vai resistir à tentação na hora da ressaca. Mas, cuidado: o ácido acetilsalicílico (aspirina), combinado com álcool, pode causar irritação na mucosa gástrica e aumentar o risco de hemorragias. E o paracetamol (Tylenol), misturado à bebida, pode prejudicar o fígado. Na dúvida, consulte o médico ou o farmacêutico.

Tome chá: como explica a consultora nutricional Patrícia Bertolucci no site Minha Vida, chás de salsaparrilha, erva-picão, macela e erva-cidreira são excelentes desintoxicantes. A professora de nutrição Jocelem Salgado, consultora do site Vya Estelar, também recomenda o chá verde, outro aliado na eliminação de toxinas.

Beba café, mas não exagere: uma pesquisa feita com ratos na Universidade Thomas Jefferson, nos Estados Unidos, mostrou que a bebida pode aliviar a dor de cabeça da ressaca. Mas nem todo mundo concorda com a recomendação. Segundo o neurologista Abouch Krymchantowski, o café é diurético e pode agravar a desidratação causada pelo álcool.

Consuma sucos e água de coco: assim como a água, os sucos naturais de frutas ajudam a hidratar o organismo e combater a hipoglicemia (diminuição do nível de açúcar no sangue), outro efeito do álcool.

Descanse: durante a ressaca, a luz e o barulho incomodam demais. Por isso, procure repousar com a luz apagada, em local silencioso, até se sentir melhor.

Evite alimentos pesados e gordurosos: como o álcool irrita o estômago, a alimentação no dia seguinte deve ser leve, para não agravar os sintomas. Prefira grelhados, frutas e hortaliças.

Dê folga ao organismo: não caia no conto de que voltar a beber é o melhor remédio para a ressaca. Esse, na verdade, é o melhor caminho para o alcoolismo.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Jovem morre após colidir moto em poste
CAPITAL
Jovem morre após colidir moto em poste
BRASIL
Terremoto de 4.3 na Escala Richter é registrado no Pará
Primeira certidão de nascimento digital de preso indígena é emitida em MS
DOCUMENTAÇÃO
Primeira certidão de nascimento digital de preso indígena é emitida em MS
Seriema é resgatada com a perna quebrada e levada para tratamento
MEIO AMBIENTE
Seriema é resgatada com a perna quebrada e levada para tratamento
DOURADOS
Após estacionar, mulher tem moto furtada enquanto trabalhava
FEMINICÍDIO
Mulher baleada na cabeça pelo ex-marido morre no hospital
IMUNIZAÇÃO
Com baixa procura, saúde amplia público alvo para Dose 2 de Coronavac em Dourados
FUTEBOL
Final do Cariocão 2021 começa neste sábado com o clássico Fla x Flu
DOURADOS
TV furtada de comércio é recuperada e mulher presa por receptação
LEGISLATIVO DE MS
Deputado quer posto de saúde para atender cinco bairros em Dourados

Mais Lidas

CORONAVÍRUS
Murilo Zauith passa por reabilitação e segue internado em SP
TRÁFICO DE DROGAS
Chefe do 'Comando Vermelho' e foragido há seis meses é preso em Dourados
DOURADOS
Criança encontrada morta apresentou problemas estomacais uma semana antes
CACHOEIRINHA
Polícia fecha ponto de distribuição de drogas e prende abastecedor