Localizado na chamada ‘Cidade Eterna’, o Vaticano reúne diariamente milhares de turistas do mundo todo, em torno da Praça São Pedro e pelos museus que são verdadeiros aulas de história e religião. Todos desejam conhecer o local, independente da crença, por isso, o Vaticano está sempre aberto para acolher a todos. Separamos um pequeno roteirinho que você pode fazer, caso seu destino da próxima viagem seja lá.
Quando ir
O Vaticano está lotado sempre, mas no verão (junho, julho e agosto), as filas podem ser maiores. O ideal é ir de segunda a sábado, para poder visitar todas as atrações, algumas coisas têm entrada restrita no domingo, melhor evitar.
Como ir
O Vaticano é um país independente, mas está localizado dentro do território da cidade de Roma, então de Roma é muito fácil chegar lá a pé, de ônibus, se for de metrô, vá pela estação Ottaviano/San Petro da linha A-vermelha, ou ainda, de taxi.
O que vestir
As regras de vestimenta proíbem a entrada ao Museu do Vaticano e dependências da Basílica trajando regatas, blusas decotadas, shots, bermuda, saia curta e chapéu. Não precisa se cobrir inteiro (especialmente se for no verão), mas tome cuidado com esses detalhes, e se estiver com uma blusa que mostre os ombros, leve um xale. Se for subir na cúpula, lembre-se de ir com um sapato confortável pois são mais de 300 degraus, e se não comprar o elevador, são mais de 500.
Ingressos e horários
Cada atração tem um ingresso próprio e o recomendado é comprar tudo antes para evitar filas e conseguir fazer tudo em um dia só. Comece reservando a visita pela Necrópole do Vaticano, é a única forma de ver de verdade, onde estão os restos de São Pedro, que foi a base da fundação da Basílica.
O ideal é reservar a visita da necrópole no período da tarde, de lá você já passa pelas catacumbas, e termina o passeio na Basílica (tudo com o mesmo ingresso). Saindo da Basílica, já pegue a fila para subir na cúpula e ter a vista panorâmica lá de cima. Esta fila para a cúpula não costuma ser muito cheia.
O período da manhã fica reservado para o Museu do Vaticano e a Capela Sistina. O museu abre às 9h e fica aberto até às 16h, por isso, é bom se programar para ir de manhã, pois você tem tempo para ver tudo até a hora do almoço, e depois passar a tarde na Basílica .
Compra do ingresso
Caso você não compre seu ingresso para o Museu do Vaticano antecipado, existe também a opção de se unir a alguma visita guiada. Para isso, há vendedores anunciando pelas ruas e você negocia diretamente com eles, já escolhendo a língua que quer seu tour. Outra opção é ir até a loja de souvenirs do Vaticano. Você paga mais do que o ingresso normal, pois eles ganham uma pequena comissão, mas também não pega fila.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Receita abre consulta a lote da malha fina do Imposto de Renda

Polícia Militar Ambiental captura lobinho em quintal de casa

Mulher apedreja viatura em feira livre em Dourados e vai presa

Semana será marcada por calor e pancadas de chuva em Dourados

Mulher é presa na rodoviária de Dourados com haxixe escondido em bagagem

Homem é encontrado morto em Dourados após sofrer agressões

Ivinhema goleia Águia Negra e está na final do Campeonato Estadual

Prefeitura abre inscrições para seleção de artistas para a 1ª Festa da Páscoa de Dourados

Com até R$ 87 mil de desconto, Engepar lança 2ª fase do Residencial Piemonte

Município deverá realizar licenciamento ambiental e mapear cemitérios
Mais Lidas

Primeira rampa pública no Rio Dourados é entregue com articulação de Renato Câmara

Comissão quer suspensão de pedágio e devolução de dinheiro antes de leilão para nova concessão

Para pagar faculdade e aluguel em Dourados, jovens se unem pelas ruas vendendo bolos de pote
