Menu
Busca sexta, 07 de maio de 2021
(67) 99257-3397

Varejo encerra 2010 com crescimento de 7,5%

28 janeiro 2011 - 17h18

O varejo brasileiro teve seu melhor ano em 2010. Os números levantados pelo IAV-IDV (Índice Antecedente de Vendas), pesquisa realizada mensalmente com os associados ao IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo), revelam um crescimento de 7,5% nas vendas reais deste ano em comparação com 2009, que fechou com aumento de 3,6% em relação a 2008.

Ainda de acordo com o estudo, as vendas do comércio cresceram 9,5% em dezembro sobre mesmo mês do ano passado, e as perspectivas para 2011 começam bastante positivas, já que a projeção de crescimento real das vendas é de 9,2% em relação ao primeiro trimestre de 2010.

O segmento de bens não duráveis, como supermercados, hipermercados, farmácias, drogarias, perfumarias e alimentação fora do lar, novamente foi o que mais se destacou em dezembro, com crescimento de 13,2% em relação ao mesmo mês de 2009. É também o setor no qual se espera as maiores taxas de aumento em janeiro e fevereiro, 14,6% e 15% respectivamente.

O varejo de bens duráveis (móveis, eletrodomésticos, material de construção, entre outros) sinaliza que deve crescer em ritmo forte, a taxas de dois dígitos nos três primeiros meses de 2011. Em dezembro, este segmento fechou com crescimento de 9,2% nas vendas, e espera-se aumento de 10,2%, em janeiro, e 12,9%, em fevereiro.

O segmento de bens semi-duráveis, composto pelos setores de calçados, vestuário, livrarias e artigos esportivos, também prevê taxas de crescimento positivas no próximo trimestre. Em dezembro, as vendas foram 8,2% mais altas que no mesmo período do ano anterior.



Cenário econômico



O crescimento de todos os setores do varejo é resultado de uma conjuntura favorável para os principais fatores determinantes na decisão de consumo. Os últimos dados divulgados pelo Banco Central mostram taxa de juros a pessoas físicas em sua menor média mensal desde o Plano Real, 39,1% ao ano em novembro. Em dezembro, mais uma vez a confiança do consumidor alcançou seu maior patamar, desde que a Fundação Getúlio Vargas começou a realizar a medição no país. Já o mercado de trabalho segue aquecido, pois, em novembro, o IBGE registrou nova mínima histórica para a taxa mensal de desemprego, 5,7%.

A situação de "pleno emprego" vigente no país vem alavancando um ciclo virtuoso de consumo. Uma fatia maior da população encontra empregos, e os empregados recebem maiores salários, assim, o consumo aumenta. Como as famílias prevêem uma situação de estabilidade, ou melhoria de suas condições, sentem-se mais seguras para realizar compras de maior valor. Desta forma, a inadimplência diminui, reduzindo, consequentemente, as taxas de juros.

O ano de 2011 deverá ser de crescimento menos intenso, porém, a comparação será sobre uma forte base estabelecida em 2010, um dos melhores anos da economia em período recente.



Sobre o IAV-IDV (Índice Antecedente de Vendas)



Criado em outubro de 2007, o IAV-IDV é um índice que consolida a evolução das vendas efetivamente realizadas pelos associados do IDV (Instituto para o Desenvolvimento do Varejo), com o intuito de projetar expectativas para os próximos meses, e assim, servir de base de informação para a tomada de decisão dos executivos do varejo.

Para se chegar aos números apresentados pelo IAV-IDV, as empresas associadas reportam seus próprios resultados e suas expectativas sobre vendas no futuro. Em seguida, estas respostas são ponderadas de acordo com o respectivo porte de cada empresa, para que se alcance indicadores como o volume de vendas e o faturamento nominal. Os dados extraídos pelo indicador têm permitido uma visualização mais ampla do comportamento do mercado para um período futuro de até três meses.



Sobre o IDV



O IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo) representa 37 empresas varejistas de diferentes setores, como alimentos, eletrodomésticos, móveis, utilidades domésticas, produtos de higiene e limpeza, cosméticos, material de construção, medicamentos, vestuário e calçados. Atuante em todo o território nacional, o IDV tem como principal objetivo contribuir para o crescimento sustentável da economia brasileira, e o desenvolvimento do varejo ético e formal.

Conheça as empresas associadas: Bob´s, C&A, C&C Casa e Construção, Carrefour, Casa Show, Decathlon, DPaschoal, Drogaria São Paulo, Drogasil, Droga Raia, Fnac, Fototica, Grupo Dimed-Panvel, Grupo Pão de Açúcar, Insinuante, Itapuã Calçados, Kalunga, Leo Madeiras, Leroy Merlin, Livraria Cultura, Livraria Saraiva, Lojas Cem, Lojas Leader, Lojas Renner, Lojas Riachuelo, Lojas Marisa, Magazine Luiza, mmartan, O Boticário, Pernambucanas, Polishop, Quero-Quero Casa e Construção, Ráscal, Telhanorte, Tok&Stok, Wal-Mart e GS&MD- Gouvêa de Souza.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Saiba o que são e como ganhar dinheiro com infoprodutos
NEGÓCIOS & CIA
Saiba o que são e como ganhar dinheiro com infoprodutos
BRASIL
Acordo sobre quebra de patente pode levar meses, dizem especialistas
Após colidir com moto em poste, jovem morre no HV
DOURADOS
Após colidir com moto em poste, jovem morre no HV
Unidades educacionais tem espaço ideal para divulgar serviços no caderno "Educação" do Dourados News
EDUCAÇÃO
Unidades educacionais tem espaço ideal para divulgar serviços no caderno "Educação" do Dourados News
PF deflagra operação contra o tráfico após flagrar homem recebendo ecstasy via Correios
ESCOBART
PF deflagra operação contra o tráfico após flagrar homem recebendo ecstasy via Correios
REGIÃO
Casal em moto morre após colidir contra carreta na MS-145
DOURADOS
Prefeitura corrige decreto e dá mais duas horas de expediente ao comércio no sábado
BR-163
Viatura da PRF estava com três ocupantes quando colidiu contra carreta em rodovia
TRÂNSITO
Detran/MS promove nesta sexta-feira "live" sobre o Maio Amarelo
CLIMA
Dourados tem previsão de frio recorde no fim de semana

Mais Lidas

DOURADOS
Mulher presa com armas, drogas e veículos mantinha relacionamento com interno da PED
DOURADOS
Pancadaria em motel termina na delegacia com três pessoas detidas
JÓQUEI CLUBE
Jovem é presa em Dourados com armamento de uso restrito, drogas e veículo clonado
DOURADOS
Carga de tijolos cai de caminhão em rotatória na Coronel Ponciano; veja vídeo