O deputado estadual Paulo Corrêa (PL) afirmou que retira o projeto de instalação de usinas e destilarias de álcool no Pantanal, se for comprovado cientificamente os riscos ambientais dos locais previstos. “Se alguém me comprovar que a instalação de uma usina, por exemplo em Bandeirantes, vai afetar o Pantanal, retiramos o projeto”, disse Corrêa.
Corrêa também afirmou, durante a entrevista, que dados técnicos, inclusive da Sema (Secretaria de Meio Ambiente) dão conta de que não há riscos de contaminação dos rios do Pantanal.
Ainda segundo o deputado, a polêmica é devido a um mito de que as usinas serão instaladas dentro do Pantanal. “O projeto prevê a instalação em serras, e não dentro do Pantanal”, defende.
Nesta quinta-feira, será realizada uma audiência pública que vai discutir a implantação das usinas em Mato Grosso do Sul. O Fórum de Defesa do Pantanal já se manifestou contra o projeto, que regulamenta a instalação de usinas na bacia do Rio Paraguai.
De acordo com Corrêa, as usinas não seriam construídas próximos aos afluentes do Rio Paraguai, e sim próximos aos sub-afluentes, que ficam nas serras. “Temos várias empresas que querem investir aqui. Não podemos dispensar cerca de 27 mil novos empregos”, concluiu.
O empresário Astúrio Ferreira dos Santos, presidente do Fórum de Defesa do Pantanal, garante que se o projeto for aprovado, será o caos para a fauna e flora da região.
Ele citou o caso da usina Santa Olinda, instalada na no distrito de Quebra Côco, município de Sidrolândia, que já provocou quatro grandes vazamentos (vinhoto e água de lavagem), provocando a mortandade de milhares de peixes desde os primeiros córregos próximos à usina (Belchior e Canastrão), até o Cachoeirão e Aquidauana. O empresário disse que 19 usinas estão interessadas em se instalar no Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Contêineres para descarte de resíduos sólidos são instalados em área indígena
Nova Lei abranda infração para motociclistas sem viseira ou óculos de proteção

Prefeitura dá início a entrega de Kits Alimentação para mais de 8 mil alunos

Dourados estreia com derrota para o Comercial no hexagonal

Resultados de exames para Covid-19 podem ser acessados sem sair de casa em MS
Campanha quer arrecadar alimentos entre pessoas vacinadas contra a Covid

Derrubada ilegal rende multa de R$ 36 mil a fazendeiro

Polícia encontra mais de 800kg de maconha em casa alugada para o tráfico
Mega-Sena pode pagar prêmio de R$ 2,5 milhões amanhã

Sorteio define grupos das seleções masculina e feminina de futebol na Olimpíada
Mais Lidas

Produtor rural morto em acidente na MS-156 voltava de aniversário em pesqueiro

Perícia não encontra sinais de violência e morte de mulher pode ter sido por causas naturais

Mãe de menor que organizou festa clandestina com mais de 40 pessoas é presa
