Você já ouviu falar
em Programação Neurolinguística
? Esse conceito é baseado na ideia de que corpo e mente formam um sistema integrado. Ou seja, o que você pensa afeta o seu corpo e o que você faz com o seu corpo afeta a sua mente. Segundo a psicóloga Walkyria Coelho ter conhecimento sobre como funcionam esses mecanismos pode ajudar a melhorar sua autoimagem e ainda perder os quilinhos desejados.
“Todos nós queremos nos sentir confiantes, saudáveis e esbeltos”, diz. Mas, segundo a profissional, o medo de engordar gerado por pensamentos que direcionam a atenção para as insatisfações e frases como “não suporto mais essa barriga” ou “sou feia e gorda” - nos mantêm um estado interno negativo que traz como consequência o aumento da produção do hormônio do estresse, afetando a ação do metabolismo. “Se a pessoa afirma que quer manter-se magra, mas tem um sentimento de que não vai conseguir, é a esta dúvida que o seu sistema neurofisiológico vai absorver”.
Para Walkyria, esse pensamento negativo prejudica a saúde por alterar a ação do metabolismo. “Você pode reprogramar sua mente, fazendo-a passar para um estado positivo pela simples escolha de palavras e de imagens internas mais adequadas e assertivas”, sugere.
“Crie frases motivadoras que sejam congruentes com o processo de emagrecimento, que fortaleçam a crença de que é possível obter o que deseja, como “gosto quando me sinto leve”, “fico motivada quando percebo que já emagreci”, “tenho certeza que a cada dia me tornarei mais confiante” ou “decidi que vou ficar cada vez mais saudável”, orienta. “Espalhe essas mensagens por sua casa e certifique-se que de você não irá apenas repetí-las, mas acreditará nelas.