Menu
Busca quarta, 20 de outubro de 2021
(67) 99257-3397

UNIGRAN oferece atendimento psicológico gratuito à população

03 abril 2008 - 17h20

O Núcleo de Extensão e Estágio do curso de Psicologia da UNIGRAN (NPU) oferece atendimento psicológico gratuito à comunidade de Dourados. O serviço é realizado por acadêmicos do curso que estão em período de estágio supervisionado. Dentre os serviços, o atendimento emergencial psicológico, no Pronto Socorro Psicológico, é um dos mais relevantes.

Esse projeto foi implantado em 2007 e já atendeu a cerca de 200 casos urgentes. “A pessoa procura o Núcleo e é atendida imediatamente, sem precisar passar pelas triagens. O serviço oferece até três seções e caso não seja suficiente o paciente é encaminhado para a terapia individual. A vantagem é que o paciente procura o Núcleo e é orientado antes de tomar qualquer atitude”, falou Adriana Rita Sordi, coordenadora do Núcleo.

A média anual de atendimentos no NPU é de 1.400 pessoas, com cerca de 120 consultas semanais. Os projetos são desenvolvidos também em 53 empresas, escolas, organizações sociais e outras instituições conveniadas, e oferecem aos acadêmicos a experiência da clínica nos diversos ramos da profissão. Segundo a professora Adriana, o Núcleo ajuda na qualidade de vida das pessoas atendidas. “[O NPU] vem para promover o desenvolvimento da sociedade, evitar distúrbios sociais”, disse.

Atividades como a dramatização, realizada por alunos do 5º ao 8º semestres em diversos eventos, ajudam a divulgar a profissão do psicólogo. O teatro é usado também para informar o público sobre problemas psíquicos e sociais que afetam muitas pessoas e podem ser resolvidos pela Psicologia. Caso, muitas vezes, da dificuldade de aprendizagem.

Nesta especialidade, o Núcleo tem alcançado resultados positivos com o projeto de atendimento psicopedagógico e reforço escolar, que é realizado em parceria com os cursos de Pedagogia e de Letras. “Esse serviço é bastante procurado e percebemos que as crianças têm evoluído muito”, disse a coordenadora.

Além do Pronto Socorro Psicológico, os acadêmicos do último ano atuam como terapeutas e orientadores, em atendimentos feitos individualmente e em grupo. Geralmente, a pessoa procura esse serviço para tratar a depressão, dependência química ou por questões relacionamento e de comportamento social.

Uma das vantagens das terapias oferecidas pelo NPU é que não há limites da quantidade de sessões a que o paciente tem direito, mas é preciso que ele atenda às normas de gratuidade do Núcleo. Na área de psicoterapia, os atendimentos são supervisionados pela psicologia Juliana Simczak.

O Núcleo oferece também terapias em grupo para mães e gestantes, e orientação vocacional. Cerca de duzentos alunos do Anglo e da Escola Estadual “Presidente Vargas” estão participando deste projeto, que é supervisionado pela professora Silvia Muraki.

O Núcleo de Psicologia da UNIGRAN está localizado à Rua Antônio Emílio de Figueiredo, número 1.754, centro de Dourados. O Núcleo dispõe de nove salas de atendimento individual e duas de atendimento de grupo, e ambientes de ludoterapia, para atendimento infantil. O funcionamento é das 7h30 às 11h30 e das 13h às 21h. O telefone para contato e agendamento de consultas é o 3427-0164.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Duas pessoas morrem carbonizadas após queda de helicóptero carregado com cocaína
REGIÃO
Duas pessoas morrem carbonizadas após queda de helicóptero carregado com cocaína
Em 2021, Guarda recuperou 47 celulares com registros de furto, roubo ou extravio
REGIÃO
Em 2021, Guarda recuperou 47 celulares com registros de furto, roubo ou extravio
Após fingir ser PF, homem é preso por porte de arma, furto e ameaça
REGIÃO
Após fingir ser PF, homem é preso por porte de arma, furto e ameaça
Estudo italiano: só muito idosos ou doentes vacinados morrem de covid
Estudo italiano: só muito idosos ou doentes vacinados morrem de covid
Casos ilustrativos da Medicina da Alma serão abordados nesta quarta na 7ª Semana Espírita
DOURADOS
Casos ilustrativos da Medicina da Alma serão abordados nesta quarta na 7ª Semana Espírita
MIRANDA
Homem é autuado em R$ 9 mil por incêndio em vegetação
ANAURILÂNDIA
Motorista de ônibus escolar é preso por estuprar menina de 12 anos
DOURADOS
No improviso, skatistas usam árvore derrubada por vendaval como rampa; veja o vídeo
DOURADOS
Em sessão solene, Câmara homenageia a Guarda Municipal pelos 25 anos
PANDEMIA
Após mais de 1 ano e meio, MS tem boletim "zerado" de mortes por covid

Mais Lidas

RIO BRILHANTE
Mulher é presa após se masturbar em praça pública
LEGISLATIVO
Em Dourados, projeto quer criar Dia Municipal do Torcedor Flamenguista
CAPTURA
Cobra é capturada em para-choque de carro na região central de Dourados
DOURADOS
Preso por violência doméstica passa por audiência de custódia e tem preventiva decretada