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Unigran dá início ao processo de avaliação institucional

05 maio 2005 - 07h29

Desde 1997, a Unigran realiza de dois em dois anos uma ampla pesquisa de opinião junto à sua comunidade acadêmica para reavaliar as suas metas educacionais e conhecer as reivindicações e novas necessidades de alunos, professores, funcionários e, mesmo, da comunidade externa. O processo se desenvolve por meio de consultas feitas ao corpo docente e ao corpo discente, ao pessoal técnico e administrativo da Instituição e às pessoas representativas da sociedade. Os resultados têm servido de parâmetros para as melhorias que se observam a cada ano na infra-estrutura de ensino da Unigran, tanto na parte pedagógica como na parte física. A avaliação é feita segundo um projeto de trabalho encaminhado ao Ministério da Educação e a adesão é voluntária.Conforme disse a professora Maria Alice Mello Fernandes, presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA), que conduz o processo de avaliação, esse é um dos momentos mais importantes para a Instituição. Além servir de orientador de ações futuras, a avaliação institucional entra no cômputo de classificação da Unigran no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), no qual se consideram, ainda, a Avaliação dos Cursos de Graduação, feita por comissões especializadas do MEC, e a Avaliação de Desempenho dos Estudantes (ENADE).Por essas razões, a CPA está procurando conscientizar toda a comunidade acadêmica da Instituição acerca da importância desse momento, antes de aplicar os questionários. A Comissão já fez “reuniões de sensibilização” com os coordenadores e, de 16 a 20 deste mês, realizará palestras para os alunos de todos os cursos. “Teremos encontros no anfiteatro para falar sobre a seriedade, compromisso e o respeito que precisa haver nesse momento da avaliação e a importância da participação deles [alunos], como membros da nossa comunidade”, disse a professora Maria Alice.Ela informou que, no dia 14, os professores farão a avaliação da Instituição e os funcionários, no final de maio. Em junho, os alunos avaliam os professores e, no segundo semestre, eles se submetem a uma auto-avaliação. Na última fase, é a comunidade externa

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