Nesta terça-feira, dia 8 de agosto, às 9 horas, a Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (Uniderp) inaugura em parceria com a Consultoria em Reprodução e Genética Animal (Vitropec) o Centro Biotecnológico, composto pelos laboratórios de alta tecnologia de Fertilização in vitro e Biologia Molecular. O empreendimento está localizado no campus III da Universidade, em Campo Grande, MS. Foram investidos R$ 3.750.000,00. O Centro tem o objetivo de se tornar um pólo de produção e ensino em Biotecnologia Animal e Vegetal, prestando serviços e assessoria a outras instituições públicas e privadas, contribuindo efetivamente em benefício socioeconômico da sociedade sul-mato-grossense. Além dos laboratórios de Fertilização in vitro e Biologia Molecular, o local possui ainda quatro salas de aula no piso inferior e três laboratórios (Microscopia, Informática e Fertilização in vitro de alunos) no piso superior. Com as novas instalações, serão desenvolvidos serviços nas áreas de Fertilização in vitro e Melhoramento Genético, além de cursos de extensão. O local ficará sob a responsabilidade da bióloga Juliana Andréa de Oliveira Georges, especialista em Reprodução Assistida e Embriologia e mestre em Produção e Gestão Agroindustrial; e do médico veterinário Maurício Barros Fernandes, especialista em Embriologia, Fertilização in vitro em bovinos e mestre e doutor em Ciências - Genética. O Laboratório de Fertilização in vitro (FIV) possui uma biotecnologia onde todos os processos de produção de embriões são obtidos em laboratório, fora do útero animal, ao contrário da clássica Transferência de Embriões (TE), que consiste na penetração de um ou mais espermatozóides maturados em um oócito previamente cultivado. O Laboratório é destinado ao ensino, pesquisa, execução e divulgação de atividades pertinentes à reprodução animal e tem como principal objetivo dar suporte ao pecuarista, com a produção in vitro de embriões geneticamente superiores. Conforme a bióloga Juliana Georges, embora os custos operacionais ainda sejam elevados, a produção in vitro de embriões tem a vantagem de maior aproveitamento do material genético das fêmeas em um período de tempo menor, tendo um forte impacto econômico na Pecuária Nacional, sobretudo nos rebanhos submetidos ao melhoramento genético. O Laboratório de Biologia Molecular possui uma biotecnologia com especial foco no estudo das interações entre os diversos sistemas celulares, incluindo a relação entre DNA, RNA e síntese proteica; é um campo de estudo amplo, que abrange outras áreas da Biologia e da Química, em especial Genética e Bioquímica, relacionando-se com a obtenção, identificação e caracterização de genes com as seguintes técnicas: Reação em Cadeia da Polimerase ou PCR; Eletroforese em Gel; Southern blot; Northern blot; Western blot.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Prefeitura realiza formação ética para professores de educação física da Reme

MS amplia preparação da rede de saúde para vigilância da malária

Assembleia terá Procuradoria da Mulher para promover direitos e combater a violência de gênero

Mãe aciona PM após ser ameaçada de morte pela filha

Juventude AG antecipa venda de ingressos para jogo decisivo da Copa LNF

Tribunal de Contas questiona prefeitura da Capital sobre despesas com pessoal

Após denúncia, polícia prende homem com pistola dentro de bar

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado em R$ 12 milhões neste sábado

Polícia descarta feminicídio em mulher encontrada morta

Não quer assistir o jogo do Brasil na Copa? Cinema tem seis filmes em cartaz em Dourados
Mais Lidas

Após 6 temporadas, Evandro não terminou: por que Impuros se tornou maior série criminal brasileira

Motorista de caminhão-tanque é preso por furtar carga de diesel e vender combustível

Ponte sobre o Rio Miranda será interditada na próxima 2ª-feira

