A Sociedade Brasileira de Mastologia apresentou resultados positivos, ao lançar NA TARDE DE ONTEM, em 27 estados brasileiros, a sexta Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Mama, com o slogan “Câncer de mama, fique de olho”. O presidente da entidade, Diógenes Basegio, disse que as mulheres brasileiras estão mudando seus hábitos, depois que informações sobre a doença passaram a ser divulgadas mais intensamente nos órgãos de comunicação e centros de saúde.Segundo Basegio, os especialistas desta área médica constataram que, desde 2000, quando a campanha teve início, aumentou o número de mulheres que fazem o auto-exame das mamas, bem como a freqüência dos exames periódicos de mamografia a partir dos 40 anos de idade.“Hoje em torno de 30% a 40% dos tratamentos cirúrgicos são conservadores e não são mais retiradas as mamas (mastectomia). Exatamente porque o diagnóstico está sendo feito com mais precocidade. No entanto, nós temos muito que evoluir porque, infelizmente, 60% dos tumores são descobertos em fase avançada. Mas mudou. Na década de 90, nós tínhamos 75% dos diagnósticos dos tumores numa fase avançada”, afirmou o médico.O diagnóstico precoce garantiu a preservação da mama direita para Áurea Nogueira, de 45 anos, que teve um câncer considerado enganoso, com parte de cima lisa e enraizado por baixo. Dessa forma, a imagem do pequeno nódulo identificado numa mamografia, não indicava a gravidade do problema, que só foi constatado por um mastologista através de biopsia e um exame de ressonância magnética. Ela disse que o medo é o pior inimigo da mulher nesses casos.“Muitas mulheres acham que, se fingir que não tem, vai ajudar. E não ajuda, porque o câncer progride, e o crescimento é fatal", afirmou Áurea. Quando o médico percebe que é um nódulo maligno no princípio, as técnicas estão muito avançadas. Quanto menor for o nódulo, quanto mais rápido for o tratamento, a perspectiva de vida é muito grande, acrescentou, destacando que o auto-exame, a mamografia e a ultrassonografia são as maiores armas a favor da mulher na questão do câncer.A cada 36 minutos, uma mulher morre no Brasil vítima de câncer de mama. A estimativa para 2006 é que o tumor será o segundo mais incidente, com perto de 50 mil novos casos. O Rio Grande do Sul é considerado o estado com maior número de casos da doença e Porto Alegre, a capital com mais novos casos por ano.Pela primeira vez, um homem foi escolhido como garoto-propaganda da campanha que será promovida até o próximo sábado, dia 19 de agosto, em comerciais de TV, rádio, outdoors, ônibus e distribuição folhetos. De acordo com Basegio, a escolha do ator e humorista Luis Fernando Guimarães foi para dar mais descontração à abordagem do tema e também para chamar a atenção sobre a incidência do câncer de mama nos homens. A camiseta da campanha pode ser adquirida na sede da Sociedade Brasileira de Mastologia, na Praça Floriano, 55, sala 801, Cinelândia, no centro do Rio. Toda a renda arrecadada será revertida para auxiliar na promoção da campanha.No Rio, o lançamento oficial da campanha Fique de Olho 2006 será hoje à noite, no Teatro Municipal, e se estenderá até sábado. No evento, antigas estrelas da campanha, como a atriz Cássia Kiss e a modelo Luiza Brunet, serão homenageadas. Entretanto, as atividades já começaram, com palestras hoje de manhã na sede da Sociedade de Mastologia.Durante a semana, palestras, debates, exames clínicos gratuitos, caminhadas, ações em shopping centers e praças. Além disso, estão previstas atividades recreativas nos municípios de Niterói, São Gonçalo, Nova Iguaçu, Rio e Araruama. No encerramento, na manhã de sábado, stão previstas uma "pedalada" na Quinta da Boa Vista, no Rio, e caminhada pela orla da lagoa de Araruama, com distribuição das camisetas com o logotipo da campanha.