terça, 14 de janeiro de 2025
Dourados
32ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397

União garante recursos para Ferroeste entre MS e PR

28 dezembro 2009 - 16h52

O sonho da concretização da Estrada de Ferro Paraná Oeste (Ferroeste), que liga Paraná e Mato Grosso do Sul, deu um importante passo ao longo de 2009. Os R$ 2,3 bilhões para bancar o projeto foram garantidos pelo governador André Puccinelli (PMDB) e Roberto Requião (PR) em negociação direta com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O dinheiro sairá do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e recursos próprios dos governadores de Mato Grosso do Sul e Paraná.

Em maio deste ano, durante audiência pública realizada na cidade de Mundo Novo, quando foi definido o local onde será construída a ponte férrea ligando Mato Grosso do Sul e Paraná, o secretário de Estado de Obras Públicas e Transporte, Edson Giroto, anunciou que o governador André Puccinelli (PMDB) vai garantir R$ 20 milhões para a execução do projeto da ponte em Mundo Novo.

Pelo projeto, o ramal da ferroeste começará em Maracaju, passará por Itaporã, Dourados, Caarapó, Juti, Naviraí, Eldorado até chegar em Mundo Novo, onde os trilhos entram no Paraná e seguem até o Porto Paranaguá. Todo o trajeto terá 950 quilômetros de extensão.

A proposta é que as obras sejam realizadas em duas etapas. A primeira será voltada à reforma e modernização do trecho já existente entre Guarapuava e Paranaguá e a implantação do trecho entre Cascavel e Mundo Novo. Na segunda etapa, serão construídos os trilhos entre Mundo Novo até Maracaju.

O secretário de Mato Grosso do Sul lembrou que o projeto começou a se tornar realidade com ofício dos governadores Roberto Requião (PR) e André Puccinelli (MS), em dezembro de 2007, que foi dirigido à ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, solicitando apoio do Governo Federal para a ampliação da Ferroeste ao Mato Grosso do Sul.

Em 25 de janeiro de 2008, a ministra Dilma, acompanhada do ministro dos Transportes, recebeu os governadores no Palácio do Planalto e passou a se empenhar na liberação desses recursos, ressaltou Giroto.

A ferrovia, afirma Giroto, vai criar um corredor exportador desde o Centro-Oeste do país e Oeste do Paraná até o Porto de Paranaguá, saindo da rota do Porto de Santos, que está no limite. Em Dourados a ferrovia criará estrutura logística para escoamento de toda produção da região até Maracaju, que seguirá até o Porto Paranaguá, criando novas alternativas para exportação da produção.

A ponte entre Guairá e Mundo é estratégica para garantir entrepostos comerciais entre os dois estados.

Para o vice-governador Murilo Zauith (DEM), um dos idealizadores do projeto para Mato Grosso do Sul, a importância deste é incomensurável, já que o Estado produz grande parte dos grãos e da carne que alimentam o Brasil e, em breve, estará produzindo grande parte do etanol que irá conquistar o grande mercado nacional e internacional.

Com todo Estado interligado com a ferrovia, o custo do escoamento da produção deverá cair em até 40%, tornando o agronegócio de Mato Grosso do Sul mais competitivo no mercado internacional.

Este ano, o objetivo seria viabilizar as licenças ambientais para concluir e licitar o projeto executivo em 2010 para iniciar as obras no fim de 2010 ou início de 2011.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Operação cumpriu dois mandados e investiga quadrilha voltada ao descaminho
COOPTATUS

Operação cumpriu dois mandados e investiga quadrilha voltada ao descaminho

Azul deve ser primeira a operar em Dourados após homologação da pista do Aeroporto
DOURADOS

Azul deve ser primeira a operar em Dourados após homologação da pista do Aeroporto

Federal da Grande Dourados vai ofertar quase 950 vagas pelo SiSU
EDUCAÇÃO

Federal da Grande Dourados vai ofertar quase 950 vagas pelo SiSU

Bioparque passa a fazer parte da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil
NOVIDADE

Bioparque passa a fazer parte da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil

Marinha resgata cinco pessoas à deriva após barco afundar no Rio Paraguai
SUSTO

Marinha resgata cinco pessoas à deriva após barco afundar no Rio Paraguai

DOURADOS

Salários dos servidores da Funsaud são depositados

BRASIL

Vendas de veículos leves novos e usados atinge 14,2 milhões

IVINHEMA

Homem que que acusou advogado falsamente é indiciado por denunciação caluniosa

DOURADOS

Caminhão e semirreboque são 'sequestrados' em ação contra golpes no transporte

FUTEBOL

Campeonato Estadual é lançado e primeira rodada será no sábado

Mais Lidas

TRAGÉDIA

Família diz que motorista bebeu antes de conduzir veículo que caiu em lagoa e deixou 4 mortos

BR-262

Jovem morre após capotar veículo próximo a distrito

DPVAT

Acusado de se apropriar de dinheiro do seguro de cliente em Dourados é condenado 

DOURADOS

Motorista envolvido em acidente que matou jovem deve se apresentar à polícia nesta segunda