Menu
Busca sexta, 26 de fevereiro de 2021
(67) 99257-3397

Uneis de MS terão plano estadual de atendimento

12 agosto 2009 - 15h23

As Unidades de Internação e Internação Provisória de Mato Grosso do Sul (Uneis) terão Plano Operativo Estadual de Atenção Integral à Saúde do Adolescente em Conflito com a Lei, é o que informa o superintendente de Medidas Sócioeducativas (SAS) da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Hilton Villasanti Romero.

“Estamos trabalhando na pactuação do plano estadual entre a secretaria Sejusp e a Secretaria de Estado de Saúde (SES), a fim de garantir condições mais humanas, mais agilidade e qualidade dos atendimentos à saúde dos adolescentes, em casos de atenção básica, média e alta complexidade nas Uneis do Estado”, destacou Villasanti.

Nesta terça-feira (11), no auditório da Vigilância em Saúde da SES, foi realizada a terceira reunião de trabalho para a consolidação e implantação da Portaria nº 647, do Ministério da Saúde, em Mato Grosso do Sul. A portaria estabelece implantação de programa específico de atenção à saúde dos adolescentes infratores.

Com o objetivo de traçar diretrizes para a implantação e implementação das ações, o encontro reuniu profissionais da área da saúde das secretarias de saúde do estado e município, integrantes da SAS, e também diretores das unidades de Campo Grande: Unei Dom Bosco, Novo Caminho e Estrela do Amanhã.

“O encontro foi muito positivo pela aceitação por parte de município de Campo Grande nessa política”, ressaltou Maria Jesus Nasser Viana, Gerente Estadual da Saúde no Sistema Penitenciário/Uneis.

De acordo com o superintendente da SAS, Hilton Villasanti Romero, o plano estabelece, dentre outras ações, que os casos de atendimentos básicos sejam resolvidos em ambulatórios no interior das próprias Uneis, através de equipe de profissionais de saúde do município, específica para atendimento dos adolescentes.
Com relação aos atendimentos de média e alta complexidade, o plano prevê sistema organizado de referência para atendimento das demandas. "Atualmente, qualquer tipo de atendimento que se faça necessário, mesmo o básico, acontece através de encaminhamento do adolescente ao posto de saúde, situação que implica no deslocamento do reeducando da unidade, demora no atendimento e até certo desconforto, tanto para o adolescente, como para os demais cidadãos que utilizam os serviços da rede municipal de saúde", explicou Villasanti.

Para a próxima sexta-feira (14), esta marcada mais uma reunião de trabalho com representantes da Sejusp da SES, profissionais da saúde dos municípios de Corumbá, Dourados, Ponta Porã e Três Lagoas e dirigentes unidades de internação, e internação provisória dessas localidades. O encontro acontece a partir das 09h, na telesala da Sejusp.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Estado prorroga toque de recolher decretado em janeiro por mais 15 dias
PANDEMIA
Estado prorroga toque de recolher decretado em janeiro por mais 15 dias
Autuado em três crimes, líder de quadrilha que furtava máquinas agrícolas ficará na PED
OPERAÇÃO
Autuado em três crimes, líder de quadrilha que furtava máquinas agrícolas ficará na PED
Mulher é presa após furtar residência no Altos do Indaiá
DOURADOS 
Mulher é presa após furtar residência no Altos do Indaiá
Investimento Ecoeficiente
INFORME PUBLICITÁRIO
Investimento Ecoeficiente
CAPITAL
Ao chegar em casa, mulher é cercada por dupla armada e perde carro
EDUCAÇÃO
Presidente do Inep, Alexandre Ribeiro Pereira Lopes é exonerado do cargo
EXPEDIENTE
Comarca de Aparecida do Taboado terá interrupção de energia nesta sexta
ITAQUIRAÍ
Neno Razuk pede doação de veículo para associação de agricultura familiar 
CRIME AMBIENTAL
Homem é autuado em R$ 1,5 mil por pescar durante a piracema 
TV DOURADOS NEWS
Professor Etiene Biazotto busca na justiça seu ingresso como reitor na UFGD

Mais Lidas

POLÍCIA
Identificada vítima fatal de acidente entre carretas
DOURADOS 
Operação desarticula quadrilha especializada em furtos de máquinas agrícolas
PARAGUAI
Quadrilha é presa com 1,4 tonelada de cocaína e até avião na fazenda de Pavão
PERIMETRAL NORTE
Carro é destruído pelo fogo após acidente em Dourados; veja o vídeo