A União Nacional dos Estudantes (UNE) promove hoje (17) em todo o país o Dia Nacional de Lutas nas Universidades Federais. O ato pelo fim das fundações privadas em universidades públicas será realizado em pelo menos 27 instituições.
A pauta de reivindicações inclui ainda democracia nas universidades, tanto na escolha dos dirigentes quanto na composição dos conselhos deliberativos; eleições diretas para a reitoria e paridade nos conselhos deliberativos; implantação imediata de auditoria nas fundações de apoio em todo o país; mais verbas; fim da Desvinculação de Receitas da União (DRU) e 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a educação; expansão de vagas nas universidades públicas e assistência para a garantia de permanência do aluno na universidade.
De acordo com a UNE, o ato será realizado em solidariedade aos estudantes da Universidade de Brasília (UnB) e tem o objetivo de pautar o que, para a entidade, é a questão de fundo da ocupação: a falta de transparência das fundações de apoio.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Filhas morreram ao lado do pai meses após perderem mãe e avós

Petrobras anuncia reajuste nos preços da gasolina para distribuidoras

Deputados autorizam a criação de 454 cargos no Ministério Público

UEMS Dourados oferece 306 vagas em cursos de graduação para 2027

Dona de casa de prostituição é solta, sem contato com adolescentes

Seis filmes seguem na disputa para representar o Brasil no Oscar

Guarda Municipal atira contra passageiro no interior de ônibus

Final única da Copa do Brasil 2026 será realizada em Brasília

Acusada de matar marido é irmã de mulher morta por companheiro

Unigran: 50 anos ensinando Direito e construindo histórias
Mais Lidas

Grupo anuncia reativação do Dourados Park Hotel após duas décadas fechado

Pedro Juan Caballero abre a temporada da Black Friday Shopping China

Interno da PED morre no Hospital da Vida após ser socorrido com suspeita de agressão
