A era do doping científico pode ter começado, a julgar pelos resultados de um levantamento feito pela revista especializada britânica "Nature". Um em cada cinco pesquisadores que responderam um questionário on-line da publicação admitiram o uso de drogas para melhorar seu desempenho intelectual. São medicamentos normalmente empregados contra doenças do sono, hiperatividade e problemas cardíacos, que agora estão sendo colocados a serviço da mente dos cientistas sem prescrição médica.
A "Nature" havia colocado o questionário em seu site no começo deste ano, estimulada por um artigo especulativo de neurocientistas da Universidade de Cambridge. Barbara Sahakian e Sharon Morein-Zamir haviam feito uma enquete de pequena escala com seus colegas a respeito do uso desse tipo de droga e perguntado se estariam dispostos a usar tais substâncias para melhorar seu desempenho. As reações do público da "Nature" foram tão fortes que a revista se viu motivada a realizar sua própria pesquisa.
O questionário foi respondido por 1.400 pessoas de 60 países. Além de perguntas mais genéricas sobre as opiniões pessoais dos cientistas a respeito do uso de "doping", a revista decidiu enfocar um trio de substâncias já conhecidas por seu uso entre estudantes desesperados.
A tríade abrange o Ritalin (princípio ativo: metilfenidato), normalmente usado para tratar hiperatividade ou distúrbio do déficit de atenção e empregado informalmente; o Provigil (modafinil), que atua contra problemas de sono mas também combate o cansaço e a desregulação do relógio biólogico; e os chamados betabloqueadores, que os médicos recomendam contra arritmia cardíaca, embora tais drogas também possam atuar contra a ansiedade.
Deixe seu Comentário
Leia Também
Bombeiro de Minas é encontrado morto em Mato Grosso do Sul
GOLPE DE ESTADOMoraes nega mais um recurso de Bolsonaro contra condenação

Operador de máquinas que estava desaparecido é encontrado morto
Lula cria comitê gestor da reforma tributária e lança plataforma

Homem com esquizofrenia desaparece ao sair para ir à igreja
Palmeiras libera goleiro Weverton para assinar com o Grêmio
MUNDO NOVOPolícia segue buscas por jovem que matou rival em tabacaria
ECONOMIAValores a receber: BC diz que ainda há R$ 10 bi esquecidos em bancos
JARDIM AEROPORTOApós mudar de bairro, jovem sofre ataque com 13 tiros, mas sai vivo
LOTERIAConfira as dezenas sorteadas do concurso 2.959 da Mega-Sena
Mais Lidas

Banco é condenado por cobranças no ambiente de trabalho de cliente

Manutenção na rede pode causar falta de água em cinco bairros de Dourados nesta terça-feira

Inmet emite alerta de tempestade para Dourados com risco de chuva intensa, ventos fortes e granizo
