Menu
Busca segunda, 08 de março de 2021
(67) 99257-3397

UFGD recebe 3 mil livros do advogado Airton Barbosa Ferreira

18 agosto 2009 - 09h42

 
 

 
A 4ª Subseção de Mato Grosso do Sul da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) destinou à biblioteca da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) o acervo particular do advogado Airton Barbosa Ferreira, primeiro presidente da OAB de Dourados. A solenidade foi realizada pela UFGD na última quinta-feira (16), na Unidade 1 da universidade.
 
 
 
 
A doação para a OAB foi feita pelo advogado ainda em vida, durante uma reunião do conselho da Ordem, para que fosse realizada após sua morte. Com o falecimento, a família cumpriu a doação e entregou o acervo de aproximadamente três mil livros para a OAB.
 
 
 
Preocupada com espaço, manutenção e com a utilidade do material para o público, a OAB decidiu, em acordo com a família de Airton Barbosa Ferreira, repassar o acervo para os cuidados da UFGD. “Pensamos no melhor destino para os livros, para que além da conservação do material, eles estivessem disponíveis para a comunidade acadêmica e demais interessados. A UFGD cumpre isso, já que sua biblioteca é pública e todos podem ter acesso a ela”, afirmou a tesoureira da 4ª Subseção da OAB, Barbara Ribas.
 
 
 
O diretor da Faculdade de Direito da UFGD, Helder Baruffi, agradeceu a doação do material e destacou a importância dos livros recebidos, principalmente como fonte de pesquisa, já que muitas edições são raras e de importância histórica. “Algumas coleções são antigas e estão completas. Elas trazem normas e princípios que são eternos e fontes de pesquisa para a posteridade. Com certeza serão de grande utilidade para a universidade e serão tratadas com muito respeito. Vários alunos poderão usar os livros e ainda terão esse bom exemplo de cidadania que o Dr. Airton Barbosa Ferreira deixou com essa doação”, disse o diretor da Faculdade de Direito.
 
 
 
Durante a solenidade de entrega, o professor da Faculdade de Direito, Hassan Hajj lembrou que quando ainda era acadêmico, chegou a visitar a biblioteca particular e ficou admirado. “Ninguém tinha uma biblioteca como a dele, nem as faculdades da época”, contou.
 
 
 
Agora grande parte desse legado será inserida na biblioteca da Unidade 2 da UFGD e na biblioteca da Faculdade de Direito, na Unidade 1, no período em que o prédio próprio da Faculdade está em construção na Rua Manoel Santiago. Como parte da política de acervo da UFGD, outros livros, mais usados por alunos do Ensino Fundamental e Médio, serão destinados à biblioteca municipal de Dourados, mais acessível a esses estudantes.
 
 
 
Também participaram da solenidade de entrega dos livros o vice-presidente da 4ª Subseção da OAB de Dourados, Arnaldo Rodrigues Junior; o pró-reitor de Ensino de Graduação da UFGD, Sidnei Azevedo; o chefe de gabinete da UFGD, Luiz Carlos Ferreira de Souza; os professores da Faculdade de Direito da UFGD, Alfa Oumar Diallo e Cristina Pazó; a acadêmica da especialização em Segurança e Cidadania, Maria de Lurdes Struziati e as acadêmicas de Direito, Tais Carbonaro Faleiros e Marcela Corrales.

Deixe seu Comentário

Leia Também

OPORTUNIDADE
Inscrições para seleção de professor temporário de Medicina terminam no dia 12
Governo registra 105 mil denúncias de violência contra a mulher
BRASIL
Governo registra 105 mil denúncias de violência contra a mulher
CAMPO GRANDE
Dupla é presa após ameaçar populares e atirar contra viatura policial
Jovem tenta fugir, mas é preso com réplica de pistola
REGIÃO
Jovem tenta fugir, mas é preso com réplica de pistola
Estágio em comarca de Nova Alvorada do Sul tem inscrições abertas nesta segunda-feira
OPORTUNIDADE
Estágio em comarca de Nova Alvorada do Sul tem inscrições abertas nesta segunda-feira
SOLIDARIEDADE
Programa da ONU ajuda venezuelanas a refazer a vida no Brasil
ESPORTES
Corinthians vence Sorocaba e fica com a vaga na Libertadores de futsal
BRASIL
Câmara dos Deputados vota esta semana a PEC Emergencial
TRÁFICO
Mulher que saiu com droga de Dourados com destino a São Paulo é presa
LIMITE
UTI'S em Dourados seguem com lotação máxima

Mais Lidas

PONTA PORÃ
Homem é assassinado na região de fronteira e autores deixam recado ao lado do corpo
CENTRO
Douradense é assaltado ao sair de casa para pedalar na madrugada
IMUNIZAÇÃO
Vacinação contra a Covid faz idosos 'amanhecerem' na fila em Dourados
DOURADOS 
Bebê de 9 meses espancado pela mãe é transferido para o HU