Menu
Busca sexta, 07 de maio de 2021
(67) 99257-3397

UFGD realiza Seminário Educação, Cinema e Ciências Sociais

02 fevereiro 2011 - 12h38


Com início na última segunda-feira (31), a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) realiza até sábado (05) o Seminário Educação, Cinema e Ciências Sociais: Um Diálogo Sobre a Questão da Terra, no cine-auditório da Unidade I da UFGD.

A programação prevê oficinas de Educação na manhã de hoje (02) com a Profa. Dra. Eliany Salvatierra (IACS/UFF), exclusivamente para os alunos do Curso de Ciências Sociais/PRONERA e durante a noite, a partir das 19h30, serão realizadas uma mística de acolhida com apresentação musical e a exibição de curta-metragem do cineasta e professor Sérgio Santeiro (IACS/UFF).

A realização do Seminário é da Faculdade de Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais, Licenciatura em Ciências Sociais/PRONERA, Mestrado e Doutorado em História e do Cineclube UFGD juntamente com INCRA/MS (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), MDA/PRONERA (Ministério do Desenvolvimento Agrário/ Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária) e Movimentos Sociais.

Até sábado os participantes assistiram e debaterão diversos filmes do cineasta e professor Sérgio Santeiro (IACS/UFF), que abordarão diferentes segmentos sociais que tenham, direta ou indiretamente, relação com a terra.

Sérgio Santeiro ainda convidou o cineasta Celso Marques de Melo, que mora em Dourados, para também mostrar os filmes que foram produzidos na região, entre eles o “Gato Bili” e “A Guardiã”, que abordam, respectivamente, o desvio de dinheiro do programa Bolsa Família em Antônio João (MS) e a história da poeta Heleninha de Oliveira e sua relação com um dos cartões postais de Dourados, a Usina Velha.

O seminário tem como objetivo refletir sobre a questão da terra a partir do diálogo entre educação, cinema e ciências sociais. Para tanto, terá como público preferencial acadêmicos do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais do PRONERA/UFGD bem como, acadêmicos de outras licenciaturas, movimentos sociais e demais interessados.


MAIS INFORMAÇÕES
3410-2265 / 3410-2296


Eliany Salvatierra

Professora da UFF (Universidade Federal Fluminense, Niterói/RJ) no Departamento de Cinema e Vídeo. Doutora em Ciência da Comunicação na ECA-USP, mestra em Ciência da Comunicação com habilitação em Rádio e TV (2002), especialista em Filosofia da Educação pela UFMS (1996) e graduada em Ensino das Artes pela UFMS (1994). Pesquisadora do NCE (Núcleo de Comunicação e Educação da ECA-USP) desde 1996 e do FILOCOM (Núcleo de Estudos Filosóficos da Comunicação - ECA/USP). Articuladora do Projeto Educom.rádio - 2001/2004. Coordenadora Operacional do projeto Educom.TV. Projeto em parceria com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (GIP/FDE-2002). Coordenadora a distância do projeto Educomrádio no Centro-Oeste – 2004. Atualmente trabalha com Educomunicação e, e atua no curso de Licenciatura em Cinema e Educação, ministrando a disciplina Fundamentos da Arte-Educação.


Sérgio Santeiro

Formado em Sociologia e Política pela PUC-RJ em 1967. Como diretor e roteirista, realizou exclusivamente filmes de curta-metragem, em geral documentários marcados por um forte sentido de experimentação. Desde 1975 é professor de cinema na Universidade Federal Fluminense, onde chefiou o Departamento de Cinema e Vídeo (1996-99) e dirigiu o Instituto de Arte e Comunicação Social (1999-2003), quando a partir de 2000 implantou no Instituto os dois canais públicos de televisão de Niterói: a Unitevê, canal universitário, e a TV-Comunitária. Também lecionou cinema no CUP - Centro Unificado Profissional, de 1975 a 1981; e na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, de 1975 a 1979. Atualmente é curador do Cine ABI[3] (da Associação Brasileira de Imprensa), escreve semanalmente na revista digital Via Política e às quartas no jornal A Tribuna, de Niterói.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Câmara aprova projeto que prevê pagamento proporcional em pedágios
POLÍTICA
Câmara aprova projeto que prevê pagamento proporcional em pedágios
Covid-19: PF investiga desvio de medicamentos para intubação no Amapá
PANDEMIA
Covid-19: PF investiga desvio de medicamentos para intubação no Amapá
Venda de veículos tem queda de 7,5% em abril, diz Anfavea
ECONOMIA
Venda de veículos tem queda de 7,5% em abril, diz Anfavea
Contrato de gestão da Funsaud vence em junho e conselho faz alerta
DOURADOS
Contrato de gestão da Funsaud vence em junho e conselho faz alerta
Anta de 200kg é resgatada após cair dentro de piscina de clube
MARACAJU
Anta de 200kg é resgatada após cair dentro de piscina de clube
VACINAÇÃO
"Dia D" de vacinação contra a Influenza será amanhã em Dourados
CONTRABANDO
Polícia apreende carga com 17 mil pacotes de cigarros do Paraguai
DOURADOS
Balanço contábil de 2020 da endividada Funsaud ainda não foi finalizado
IMUNIZAÇÃO
Campo Grande faz 'repescagem' da vacina para servidores da Segurança Pública
BRASIL
Inscrições para o Revalida 2021 vão de 31 de maio a 11 de junho

Mais Lidas

DOURADOS
Mulher presa com armas, drogas e veículos mantinha relacionamento com interno da PED
DOURADOS
Pancadaria em motel termina na delegacia com três pessoas detidas
JÓQUEI CLUBE
Jovem é presa em Dourados com armamento de uso restrito, drogas e veículo clonado
DOURADOS
Carga de tijolos cai de caminhão em rotatória na Coronel Ponciano; veja vídeo