terça, 14 de janeiro de 2025
Dourados
33ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397

UFGD promove concurso de Poesia na lingua Guarani

22 dezembro 2009 - 12h03

A Facale (Faculdade de Comunicação, Artes e Letras), da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) vai promover, em março de 2010, o 1º concurso de poesia na lingua Guarani. A idéia é ofertar um espaço para a produção da escrita em Guarani e proporcionar, por meio da publicação dos melhores textos/poemas, material para leitura em língua indígena.

Segundo o regulamento, os poemas devem ser escritos por indígenas (Guarani, Kaiowá, Mbya) e em língua Guarani. Poderão participar alunos do ensino fundamental que estejam regularmente matriculados na segunda etapa (6° ao 9° ano); alunos do ensino médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos) e membros da comunidade Guarani/Kaiowá/Mbya. Não poderão participar do concurso integrante da Comissão Organizadora e Comissão Julgadora.

As inscrições serão de 1º de março a 30 de abril de 2010 e o tema é livre. Os textos/poemas deverão ser apresentados da seguinte forma: poderão estender-se, no máximo, a duas páginas, impressos em papel A4; ao final do texto, no canto inferior direito da folha, o(a) autor(a) assinará seu pseudônimo para fins de identificação pela Comissão Organizadora; os poemas deverão ser encaminhados em uma via impressa ou eletrônica (disquete, e-mail ou CD), juntamente com a ficha de identificação para uma das escolas indígenas Guarani e Kaiowá de Mato Grosso do Sul ou para o e-mail peteihaneepoty@yahoo.com e os poemas deverão ser inéditos, isto é, não publicados em livros, jornais, revistas ou outros meios de comunicação, nem afixados em locais públicos.

A avaliação será orientada pela criatividade e originalidade. O julgamento dos trabalhos inscritos será efetuado por uma Comissão Julgadora composta por quatro pessoas convidadas que falam e escrevem em língua Guarani. O julgador estipulará uma nota de 0 a 10, preferencialmente fracionada para evitar possíveis empates, a cada um dos poemas com base nos critérios de avaliação definidos no edital. Caso haja empate, a Comissão Julgadora fará uma reavaliação das obras (empatadas) para definir a ordem de classificação.

Serão escolhidos 30 poemas de cada modalidade cuja relação será divulgada através do site www.ufgd.edu.br e no mural da FACALE/UFGD. O resultado final do concurso será divulgado pela Facale/UFGD em data a ser posteriormente definida.

Os prêmios a serem outorgados em cada modalidade serão os seguintes: 1° colocado de cada modalidade – um computador; 2° colocado de cada modalidade – uma máquina digital; 3°, 4° e 5° colocados de cada modalidade – certificado com menção honrosa.

Os textos/poemas vencedores serão publicados em material impresso que resultará em uma obra organizada pelo coordenador do Projeto de extensão Concurso de Poesia em Guarani.

A organização do 1º concurso de poesia em Guarani é de docentes e discentes da UFGD, de docente da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul e docente representante da sociedade civil organizada. A organização informa ainda que a publicação não gera direito autoral e que não haverá devolução de qualquer trabalho inscrito.

Mais informações na Facale/UFGD pelo telefone (67) 3411 3885.



Deixe seu Comentário

Leia Também

Homem que que acusou advogado falsamente é indiciado por denunciação caluniosa
IVINHEMA

Homem que que acusou advogado falsamente é indiciado por denunciação caluniosa

Caminhão e semirreboque são 'sequestrados' em ação contra golpes no transporte
DOURADOS

Caminhão e semirreboque são 'sequestrados' em ação contra golpes no transporte

Campeonato Estadual é lançado e primeira rodada será no sábado
FUTEBOL

Campeonato Estadual é lançado e primeira rodada será no sábado

TCE-MS aprova Plano de Logística Sustentável alinhado à Agenda 2030
CONTAS PÚBLICAS

TCE-MS aprova Plano de Logística Sustentável alinhado à Agenda 2030

Morro do Paxixi, em MS, pode ganhar teleférico
TURISMO

Morro do Paxixi, em MS, pode ganhar teleférico

DOURADOS

Edson Souza visita secretário de Saúde e apresenta demandas da população  

BRASIL

Aluguel subiu 13,5% em 2024; veja quais capitais têm preço mais caro

SAÚDE 

MS é referência no controle da tuberculose dentro e fora das prisões

BRASIL

Maioria das medidas provisórias que aguarda decisão no Congresso trata de eventos climáticos

ARTIGO

Resgate da infância roubada

Mais Lidas

TRAGÉDIA

Família diz que motorista bebeu antes de conduzir veículo que caiu em lagoa e deixou 4 mortos

BR-262

Jovem morre após capotar veículo próximo a distrito

DPVAT

Acusado de se apropriar de dinheiro do seguro de cliente em Dourados é condenado 

DOURADOS

Motorista envolvido em acidente que matou jovem deve se apresentar à polícia nesta segunda