A Facale (Faculdade de Comunicação, Artes e Letras), da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) vai promover, em março de 2010, o 1º concurso de poesia na lingua Guarani. A idéia é ofertar um espaço para a produção da escrita em Guarani e proporcionar, por meio da publicação dos melhores textos/poemas, material para leitura em língua indígena.
Segundo o regulamento, os poemas devem ser escritos por indígenas (Guarani, Kaiowá, Mbya) e em língua Guarani. Poderão participar alunos do ensino fundamental que estejam regularmente matriculados na segunda etapa (6° ao 9° ano); alunos do ensino médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos) e membros da comunidade Guarani/Kaiowá/Mbya. Não poderão participar do concurso integrante da Comissão Organizadora e Comissão Julgadora.
As inscrições serão de 1º de março a 30 de abril de 2010 e o tema é livre. Os textos/poemas deverão ser apresentados da seguinte forma: poderão estender-se, no máximo, a duas páginas, impressos em papel A4; ao final do texto, no canto inferior direito da folha, o(a) autor(a) assinará seu pseudônimo para fins de identificação pela Comissão Organizadora; os poemas deverão ser encaminhados em uma via impressa ou eletrônica (disquete, e-mail ou CD), juntamente com a ficha de identificação para uma das escolas indígenas Guarani e Kaiowá de Mato Grosso do Sul ou para o e-mail peteihaneepoty@yahoo.com e os poemas deverão ser inéditos, isto é, não publicados em livros, jornais, revistas ou outros meios de comunicação, nem afixados em locais públicos.
A avaliação será orientada pela criatividade e originalidade. O julgamento dos trabalhos inscritos será efetuado por uma Comissão Julgadora composta por quatro pessoas convidadas que falam e escrevem em língua Guarani. O julgador estipulará uma nota de 0 a 10, preferencialmente fracionada para evitar possíveis empates, a cada um dos poemas com base nos critérios de avaliação definidos no edital. Caso haja empate, a Comissão Julgadora fará uma reavaliação das obras (empatadas) para definir a ordem de classificação.
Serão escolhidos 30 poemas de cada modalidade cuja relação será divulgada através do site www.ufgd.edu.br e no mural da FACALE/UFGD. O resultado final do concurso será divulgado pela Facale/UFGD em data a ser posteriormente definida.
Os prêmios a serem outorgados em cada modalidade serão os seguintes: 1° colocado de cada modalidade – um computador; 2° colocado de cada modalidade – uma máquina digital; 3°, 4° e 5° colocados de cada modalidade – certificado com menção honrosa.
Os textos/poemas vencedores serão publicados em material impresso que resultará em uma obra organizada pelo coordenador do Projeto de extensão Concurso de Poesia em Guarani.
A organização do 1º concurso de poesia em Guarani é de docentes e discentes da UFGD, de docente da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul e docente representante da sociedade civil organizada. A organização informa ainda que a publicação não gera direito autoral e que não haverá devolução de qualquer trabalho inscrito.
Mais informações na Facale/UFGD pelo telefone (67) 3411 3885.