domingo, 09 de novembro de 2025
Dourados
14ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397

UFGD promove concurso de Poesia na lingua Guarani

22 dezembro 2009 - 12h03

A Facale (Faculdade de Comunicação, Artes e Letras), da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) vai promover, em março de 2010, o 1º concurso de poesia na lingua Guarani. A idéia é ofertar um espaço para a produção da escrita em Guarani e proporcionar, por meio da publicação dos melhores textos/poemas, material para leitura em língua indígena.

Segundo o regulamento, os poemas devem ser escritos por indígenas (Guarani, Kaiowá, Mbya) e em língua Guarani. Poderão participar alunos do ensino fundamental que estejam regularmente matriculados na segunda etapa (6° ao 9° ano); alunos do ensino médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos) e membros da comunidade Guarani/Kaiowá/Mbya. Não poderão participar do concurso integrante da Comissão Organizadora e Comissão Julgadora.

As inscrições serão de 1º de março a 30 de abril de 2010 e o tema é livre. Os textos/poemas deverão ser apresentados da seguinte forma: poderão estender-se, no máximo, a duas páginas, impressos em papel A4; ao final do texto, no canto inferior direito da folha, o(a) autor(a) assinará seu pseudônimo para fins de identificação pela Comissão Organizadora; os poemas deverão ser encaminhados em uma via impressa ou eletrônica (disquete, e-mail ou CD), juntamente com a ficha de identificação para uma das escolas indígenas Guarani e Kaiowá de Mato Grosso do Sul ou para o e-mail peteihaneepoty@yahoo.com e os poemas deverão ser inéditos, isto é, não publicados em livros, jornais, revistas ou outros meios de comunicação, nem afixados em locais públicos.

A avaliação será orientada pela criatividade e originalidade. O julgamento dos trabalhos inscritos será efetuado por uma Comissão Julgadora composta por quatro pessoas convidadas que falam e escrevem em língua Guarani. O julgador estipulará uma nota de 0 a 10, preferencialmente fracionada para evitar possíveis empates, a cada um dos poemas com base nos critérios de avaliação definidos no edital. Caso haja empate, a Comissão Julgadora fará uma reavaliação das obras (empatadas) para definir a ordem de classificação.

Serão escolhidos 30 poemas de cada modalidade cuja relação será divulgada através do site www.ufgd.edu.br e no mural da FACALE/UFGD. O resultado final do concurso será divulgado pela Facale/UFGD em data a ser posteriormente definida.

Os prêmios a serem outorgados em cada modalidade serão os seguintes: 1° colocado de cada modalidade – um computador; 2° colocado de cada modalidade – uma máquina digital; 3°, 4° e 5° colocados de cada modalidade – certificado com menção honrosa.

Os textos/poemas vencedores serão publicados em material impresso que resultará em uma obra organizada pelo coordenador do Projeto de extensão Concurso de Poesia em Guarani.

A organização do 1º concurso de poesia em Guarani é de docentes e discentes da UFGD, de docente da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul e docente representante da sociedade civil organizada. A organização informa ainda que a publicação não gera direito autoral e que não haverá devolução de qualquer trabalho inscrito.

Mais informações na Facale/UFGD pelo telefone (67) 3411 3885.



Deixe seu Comentário

Leia Também

Domingo será de clima ameno e com variação de nuvens em Dourados
Tempo

Domingo será de clima ameno e com variação de nuvens em Dourados

Calendário do licenciamento encerra com 55% de pagamentos em dia e avanço da digitalização no Detran
Veículos 2025

Calendário do licenciamento encerra com 55% de pagamentos em dia e avanço da digitalização no Detran

De sistema de climatização a reforço na segurança, presídio de Ponta Porã recebe melhorias estrutura
Agepen

De sistema de climatização a reforço na segurança, presídio de Ponta Porã recebe melhorias estrutura

Festival inédito de futebol feminino inspira nova geração de meninas em Mato Grosso do Sul
Esporte

Festival inédito de futebol feminino inspira nova geração de meninas em Mato Grosso do Sul

Estudo inédito revela potencial estratégico de estoque de carbono na Bacia do Alto Paraguai
Pantanal Verde

Estudo inédito revela potencial estratégico de estoque de carbono na Bacia do Alto Paraguai

Meio Ambiente

Projeto mapeia locais com vulnerabilidade climática e sugere soluções

Ponta Agrotec 2025

Gianni Nogueira destaca papel do agronegócio

DOURADOS

Homem é preso por embriaguez ao volante após bater em carro e tentar fugir

Brasil

Número de feridos chega a 750 após passagem de tornado pelo Paraná

DOURADOS

Homem é contido por populares após ferir rapaz com faca no Jardim Harrison de Figueiredo

Mais Lidas

CARACOL

Processo seletivo abre 81 vagas com salários de até R$ 4,9 mil

JARDIM CLÍMAX

Armado com faca, 'stalker' é preso em Dourados após ameaças

DEFESO

Piracema tem início e pesca passa a ser proibida nos rios de MS a partir desta quarta

TEMPO

Em novo alerta de tempestade, Dourados pode ter ventos fortes e granizo até amanhã