Menu
Busca sábado, 06 de março de 2021
(67) 99257-3397

UFGD premia os melhores trabalhos de Iniciação Científica 2007/2008

24 agosto 2009 - 17h30

Os cinco melhores trabalhos de Iniciação Científica referentes ao ano de 2007/2008 foram premiados na tarde desta sexta-feira (21) pela Coordenadoria de Pesquisa, vinculada à Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Outras pesquisas ainda receberam menções honrosas da equipe.

Foram premiados um trabalho de cada grande área, entre elas Humanas e Sociais Aplicadas, Exatas e da Terra, Linguística, Arte e Letras, Biológicas e da Saúde e Agrárias. Tanto os acadêmicos quanto os professores orientadores receberam a homenagem no auditório lotado de estudantes iniciantes na pesquisa. Além de uma placa e do certificado, os premiados ganharam um vale passagem que poderá ser usado até o final do ano para qualquer lugar do país, com objetivo de apresentarem seus experimentos ou de participarem de eventos nacionais.

“O momento é ímpar na história do Brasil de avanço da Iniciação Científica. O reconhecimento vai para o acadêmico e para o professor que cumprem com seus papeis com dignidade”, disse o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor doutor Claudio Vasconcelos. Receberam elogios também os estudantes que não foram premiados, mas que concluíram suas pesquisas com êxito.

A Iniciação Científica é mais que um projeto dentro da UFGD e das instituições que fomentam a pesquisa no Brasil. É um projeto de construção da intelectualidade de cada indivíduo que se tiver sua proposta de vida dentro da academia bem iniciado colherá resultados positivos e construtivos.

Existem hoje na UFGD 170 bolsas para o programa, sendo 90 delas custeadas pela própria universidade e as outras 80 pelo CNPq. Para o reitor da instituição, professor Damião Duque de Farias, a expectativa é que haja aumento de 25% no número de bolsas oferecidas de Iniciação Científica já para janeiro de 2010.

Atualmente, a UFGD também possui o programa de Bolsa Júnior voltado para estudantes do ensino médio de escolas do município. Além de ser uma atividade extracurricular, a Iniciação Científica serve ainda como porta de entrada para a carreira acadêmica, com acesso mais rápido a programas de pós-graduação. “E não há restrição para quem pretende a Iniciação Científica, basta querer e ter bom desempenho acadêmico”, finalizou a coordenadora do programa dentro da UFGD, professora doutora Maria do Carmo Vieira.

Mais informações sobre a Iniciação Científica pelo e-mail inic@ufgd.edu.br ou na Coordenadoria de Pesquisa da instituição.







Veja a lista dos premiados:

Agrárias

1º lugar - Thalita Martinhão de Souza (Profª. Maria do Carmo Vieira).

Menção honrosa – Eduardo Leonel Bottega (Profª. Leidy Zulys Leyva Rafull).

Biológicas e da Saúde

1º lugar - Ana Paula Arguero de Oliveira (Profª. Zefa Valdivina Pereira).

Menções honrosas - Tatiane Ferreira da Silva (Profª. Rosilda Mara Mussury) e Tiago Henrique Auko (Prof. Rogério Silvestre).

Linguística, Artes e Letras

1º lugar - Dayana Lopes Russo (Prof. Paulo Sérgio Nolasco dos Santos).

Menções honrosas - Caroline Touro Beluque (Prof. Paulo Sérgio Nolasco dos Santos); Idelzuite Peixoto de Oliveira (Profª. Marilze Tavares) e Maria Helena Touro Beluque (Prof. Marcos Aparecido Lopes).

Exatas e da Terra

1º lugar - Genilson Reinaldo da Silva (Prof. Andrelson Wellington Rinaldi).

Menção honrosa - Danilo Medeiros de Castro (Profª. Eliana J. Sanjines Argandoña).

Humanas e Sociais Aplicadas

1º lugar - Kátia Aline da Costa (Profª. Marisa De Fátima Lomba de Farias).

Menções honrosas - Ana Paula Menezes (Prof. Paulo Roberto Cimó Queiroz); Daiane Alencar da Silva (Porf. Edvaldo Cesar Moretti); Dayani Fernanda Vieira Gomes (Profª. Graciela Chamorro Argüello); Ênio Alencar da Silva (Prof. Edvaldo Cesar Moretti); Fernanda Francisca da Silva (Profª. Márcia Yukari Misuzaki); Flávia Roberta Corrêa de Carvalho (Profª. Dirce Nei Teixeira de Freitas); Nataly Gomes Ovando (Profª. Dirce Nei Teixeira de Freitas); Paula Nudimila de Oliveira Silva (Profª. Ana Paula Gomes Mancini); Roseline Mezacasa (Prof. Protasio Paulo Langer); Simone Estigarribia de Lima (Profª. Dirce Nei Teixeira de Freitas); Vanessa Ramos Ramires (Profª. Dirce Nei Teixeira de Freitas); Vânia Aparecida da Cruz de Melo (Profª. Magda Sarat).

Deixe seu Comentário

Leia Também

DAC vence o Novo por 3X0, em Campo Grande
DOURADOS
DAC vence o Novo por 3X0, em Campo Grande
Fazendeiro é autuado por exploração ilegal de madeira
AQUIDAUANA
Fazendeiro é autuado por exploração ilegal de madeira
Prorrogada situação de calamidade pública em dois municípios
PANDEMIA
Prorrogada situação de calamidade pública em dois municípios
Djokovic confirma retorno ao circuito no Aberto de Miami
ABERTO DE TÊNIS
Djokovic confirma retorno ao circuito no Aberto de Miami
Executivo envia projeto para criar fundação de apoio à pesquisa e à Educação
MATO GROSSO DO SUL
Executivo envia projeto para criar fundação de apoio à pesquisa e à Educação
VÔLEI
CBV divulga calendário das quartas de final da Superliga Feminina
POLÍCIA
Caminhão com pneus do Paraguai foi apreendido pelo DOF durante a Operação Hórus
JUDÔ
Judô brasileiro bate outra vez na trave no Grand Slam de Tashkent
COVID-19
Pela segunda vez na semana, Dourados atinge 100% da ocupação de leitos de UTI
DOURADOS
Casa é furtada no Jardim Água Boa e filhote de cachorro é levado com pertences

Mais Lidas

PONTA PORÃ
Casal é assassinado na fronteira e corpos são deixados um ao lado do outro
EXECUÇÃO
Executado na fronteira era publicitário e morador em Dourados
DIÁRIO OFICIAL
Guarda municipal de Dourados condenado por tráfico em SP é demitido
MATO GROSSO DO SUL
Ministro da Justiça lamenta morte de coronel Adib e posta foto antiga do GOF